Atualizado em: 19 julho 2011

Código de Defesa do Consumidor

Saiba todos os direitos que você tem como consumidor. Confira como surgiu o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, além de tê-lo na íntegra aqui.

Na vida sempre temos que enfrentar muitos obstáculos e muitos desafios. É normal que apareçam problemas para que possamos resolvê-los. Por isso, é preciso muita força para conseguir enfrenta-los e sair deles com a cabeça erguida. Muitas vezes acabamos passando por constrangimentos ou por enganos como consumidor de algum produto e não sabemos a quem recorrer. Para tais problemas, o consumidor deve procurar o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor.

publicidade:

Entendendo o Código

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor nada mais é do que um conjunto de normas. Essas normas têm como objetivo proteger o consumidor, expondo e explicando seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor visa disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor.

O CDC procura abranger todas as relações de consumo em todas as categorias: civil, administrativa e penal. A civil funciona definindo as responsabilidades e de diversos mecanismos para que ocorra reparação de algum dano que foi causado ao consumidor. A administrativa através do poder público que vem atuando nas relações de consumo. A penal que estabelece tipos de crimes novos e tendo punições para eles.

Como surgiu o Código?

Surgiu a partir de uma determinação constitucional que queria preencher um espaço na parte legislativa que tratasse do direito americano, pois muitas relações comerciais eram tratadas de qualquer jeito por um código comercial que não beneficiava e nem protegia o consumidor de nenhuma forma.

No Brasil foi instituído através do Ministério da Justiça que pediu a uma comissão de juristas que criassem um projeto de lei que futuramente seria aprovada como Código de Defesa do Consumidor. Depois de divulgado, finalmente o CDC foi promulgado no ano de 1990 e até hoje gera importantes mudanças a cada ano, mudando as relações de consumo, aonde é imposta que se tenha uma maior qualidade da fabricação de diversos produtos tão como na hora de vender as mesmas seja aonde for.

Para saber quais são os seus direitos como consumidor, confira o Código de Defesa do Consumidor na íntegra só aqui no Sempre Tops. Lembre-se que toda reclamação de consumidor, deverá ser feita através do Procon.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook