Atualizado em: 15 julho 2011

Vitamina E - Benefícios, Alimentos e Funções

Nosso organismo necessita de vitaminas, dentre elas a vitamina E. Saiba tudo sobre essa vitamina, seus benefícios e o que acontece quando há deficiência dela.

Nosso corpo funciona a base de diversas substancias que nós consumimos durante o dia a dia. A cada dia, o nosso organismo necessita de mais e mais substancias para poder trabalhar e manter tudo em ordem com relação a nossa saúde. Essas substâncias se tratam de proteínas, ferro, carboidratos, vitaminas, entre outros. Só de vitaminas, nosso corpo necessita dos mais variados tipos, pois cada uma é responsável pela manutenção e melhora de algum órgão do corpo humano, como a Vitamina E, por exemplo. Saiba mais sobre ela e os benefícios que ela nos traz.

Aonde encontrar?

É uma molécula que se divide em duas classes, tocoferóis e tocotrienóis. São antioxidantes que atuam no organismo com diversos efeitos, principalmente o efeito anticancerígeno. A vitamina E é uma vitamina que pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, milho, soja, oliva, nozes, peixe, kiwi, germe de trigo, leite de cabra, vegetais verdes, entre outros alimentos.

publicidade:

É recomendada a ingestão de todas vitaminas, pois cada uma irá ajudar especificamente de alguns órgãos. Além da ingestão, deve ser ingerida uma quantidade diária suficiente para que a vitamina possa agir no seu organismo. A quantidade recomendada para ingestão de vitamina E é de 15 mg/dia. A vitamina E irá agir como anticoagulante.

E quando há deficiência?

Muitas pessoas não fazem a ingestão da quantidade necessária de vitamina E. Muitas até não ingerem de modo algum alimentos que contenham a vitamina E. Essa falta poderá gerar uma deficiência de vitamina E que acaba prejudicando o indivíduo de alguma forma. No caso da deficiência de vitamina E, o organismo não conseguirá absorver a gordura, pois para que essa absorção aconteça do modo correto é necessário que haja vitamina E no organismo.

Pessoas que possuem deficiência de vitamina E normalmente terão problemas neurológicos, desordem de metabolismo de gorduras, doença no fígado ou insuficiência pancreática e fibrose cística.

Por isso é muito importante que haja a ingestão da vitamina E. Comece agora a sua dieta rica em vitamina E, e passe a incluir alimentos no seu cardápio que a contenham, o seu organismo agradece.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook