Atualizado em: 15 julho 2011

Vitamina A - Benefícios, Alimentos e Funções

Saiba quais as funções da vitamina A e os benefícios que ela traz para o nosso organismo. Veja também o que ocorre quando o corpo tem deficiência de vitamina A.

Nosso corpo necessita sempre de vitaminas e nutrientes para funcionar corretamente e exercer todas suas atividades, visando assim uma proteção de diversos órgãos e tecidos. Cada vitamina tem suas funções e promovem a melhora de órgãos específicos. A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes para o nosso organismo, de necessária ingestão e extremamente essencial, saiba porquê.

O que é?

A vitamina A é uma das principais fontes na natureza. É uma vitamina lipossolúvel e ocorre na natureza através de duas formas, o retinol e os carotenoides. O retinol é aonde se encontra apenas em fontes animais e os carotenoides se encontram em fontes vegetais.

publicidade:

A vitamina A acaba sendo perdida através de atividades intensas que produzam muito calor e quando estamos expostos a luz, pois é uma vitamina sensível à oxidação pelo ar. A oxidação das gorduras e dos óleos pode destruir algumas vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, por exemplo. Então, é necessário que tenha a combinação de alguma vitamina antioxidante, como a vitamina E, para poder contribuir na proteção da vitamina A e mantê-la no organismo.

Alterações na vitamina A

Algumas situações podem interferir diretamente no estado da vitamina A no nosso organismo, tais como:

  • Doenças e infecções, especialmente o sarampo, comprometem o estado da vitamina A e, reciprocamente, um estado de pobreza em vitamina A diminui a resistência às doenças.
  • A ingestão crónica e em excesso de álcool pode comprometer o armazenamento da vitamina A no fígado.
  • Uma deficiência aguda de proteínas interfere com o metabolismo da vitamina A e, ao mesmo tempo, baixas quantidades de gordura na dieta interferem com a absorção tanto de vitamina A como de carotenoides.
  • As alterações no metabolismo do ferro ocorrem associadas à deficiência em vitamina A, resultando, por vezes, em anemia.
  • Um estado adequado de vitamina E protege o estado da vitamina A.

Benefícios e Deficiência

Dentre todas suas funções e benefícios, a vitamina A atua fortemente na visão e no crescimento de todos. Uma vez que o organismo esteja deficiente de vitamina A logo já demonstra através de alguns sintomas. A deficiência de vitamina A causa a cegueira noturna, ou seja, o individuo tem sua capacidade de enxergar no escuro diminuída. Em casos de deficiência grave de vitamina A, o indivíduo pode até ser levado a cegueira parcial ou total, doença essa chamada de Xeroftalmia. A deficiência de vitamina A também tem como consequência o aparecimento de algumas lesões na pele.

Por isso a ingestão de vitamina A no dia a dia é muito importante, para manter um organismo saudável e evitar possíveis complicações devido a deficiência dessa vitamina.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook