Atualizado em: 24 maio 2011

Virus HIV - Sintomas e Tratamento

O HIV é o vírus que transmite a AIDS que é uma das doenças mais temidas que possuímos. Leiam nosso artigo e terão muitas informações a respeito!
Virus HIV  Muito se tem falado do vírus HIV por ser o vírus de uma das doenças mais temidas que existe na atualidade e o temor é mundial. O horror inspirado pelo HIV que é o vírus da AIDS se deve ao fato de ela ser transmitida principalmente pelo sexo, uma necessidade básica e um prazer insubstituível.

Sabemos que não é a única forma de transmissão, mas a mais usual e fácil já que a maioria não se previne usando preservativos e muitas pessoas nem tem conhecimento que possuem a doença.

Como funciona a doença

O vírus HIV pode ser transmitido através da transfusão de sangue, sêmen ou secreções vaginais de pessoas infectadas, uso de agulhas infectadas no caso de usuários de drogas e também mulheres grávidas que possuem a doença podem transmitir ao bebê durante a gravidez, no parto ou amamentação.

O fato de ser portador do vírus HIV não quer dizer que esta pessoa vá desenvolver a doença, portanto algumas deles desenvolvem a AIDS como resultado da infecção pelo vírus HIV porque o vírus destrói células sanguíneas que são importantes para o funcionamento normal do sistema imunológico.

Como surgiu?

Virus HIV  O primeiro caso do vírus HIV em humanos se deu em 1959 e não se sabe como ele foi infectado. Sabe-se somente que existe uma espécie de chimpanzé na África que foi apontado como a fonte original do vírus e estudiosos chegaram à conclusão que caçadores tiveram contato com o sangue deste animal e contraíram o vírus espalhando a doença.

Sintomas

Perda de peso acentuada por uma drástica diminuição de defesas do organismo porque a pessoa que contrai a AIDS torna-se incapaz de produzir anticorpos e desta forma acaba pegando todo o tipo de doença das mais simples as mais complexas debilitando cada vez mais o organismo.

Tratamento

Infelizmente ainda não foi encontrada a cura da AIDS mais a medicina tem feito grandes avanços já que os remédios estão cada dia mais eficientes apesar dos efeitos colaterais, mas aumenta a sobrevida.

A vacina tem sido estudada, mas a grande dificuldade é a mutação do vírus.

Prevenção

O uso de preservativos é muito importante e não tem como abrirmos mão dele se quiser ficar seguros e poder continuar a ter relações sexuais prazerosas.

Jamais utilizar agulhas que não sejam descartáveis em qualquer procedimento médico e em caso de precisar de transfusão de sangue deve haver um rigoroso sistema de testes.

Curiosidade

Dia 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Virus HIV  Pessoas portadoras do vírus da AIDS precisam procurar ajuda que é dada gratuitamente pelo governo, se informar sobre a doença porque muitos medicamentos novos estão sendo usados com ótimos resultados e jamais perder a esperança.

Os jovens precisam se conscientizar que é uma doença grave e que pode ser prevenida!

 

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook