Atualizado em: 22 maio 2013

Vírus H5N1: O que é e quais os riscos

Conheça mais sobre o novo vírus que vem aterrorizando principalmente o continente asiatico. Saiba sobre o H5N1, e seus riscos e casos registrados.
Você Sabia?
Por este motivo as autoridades vem estudando possibilidades de prevenção contra este tipo de problema de saúde para que não se espalhe para o resto do mundo.
Vírus H5N1 01

O Vírus H5N1 tem atacado muitas pessoas que tentam ao máximo se prevenir. (Reprodução)

O vírus H5N1 que é o da gripe das aves, possui um ponto fraco, onde poderia até mesmo ser atacado com a utilização de alguns medicamentos considerados eficazes, é o que adianta um estudo realizado por revistas importantes na área da medicina.

Diversos investigadores inclusive acreditam que é possível se fazer os medicamentos serem muito mais eficazes do que o chamado Oseltamivir (nome comercial do Tamiflu) e o Zanamivir (Relenza), estes medicamentos que são guardados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pelo governo de diversos países devido a um risco iminente de pandemia da doença nos humanos.

publicidade:

Sobre o Vírus

O vírus do H5N1 tem este nome devido a sua proteínas de seu invólucro que são chamadas de hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N), estas que existem sobre diferentes formas que são identificadas por números através dos vírus da gripe humana ou também aviária.

Estes medicamentos tem o objetivo principal de inibir a ação da chamada neuraminidase, esta que permite que os vírus possam sair de suas células onde se multiplicam e continuam a realizar a propagação deste tipo de infecção. Esta preocupação voltou novamente devido ao vírus ter sido encontrado em mercados de aves vivas no Tibete. Foi então que as autoridades sacrificaram mais de 372 frangos prevenindo a propagação da doença.

Casos Registrados

Desde o ano de 2003 onde houve o último caso registrado no início do ano, mais de 23 pessoas morreram na China vítimas da doença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou a população tranquila já que o vírus não é transmitido por humanos mas sim o contato direto dos humanos com as aves vivas.

E até o momento a grande parte dos casos afetados por este tipo de vírus está apenas no leste da China onde mais de 129 pessoas estão contagiadas, mais de 42 pessoas já estão recuperadas e 32 pessoas teriam falecido pela doença, o que é uma estimativa alta.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook