Atualizado em: 19 fevereiro 2014

Vírus do Sarampo: Características, nome e sintomas

O vírus é uma das doenças mais comuns e perigosas na Europa. No ano passado, o problema atingiu a população francesa e africana, causando várias mortes. Para se prevenir contra a doença, deve-se tomar a vacina anti-sarampo.
Você Sabia?
Não há registro exato de onde surgiu o vírus, mas provavelmente foi na Europa, nos séculos II e III. Ele se espalhou pela América com os colonizadores, como por exemplo, Colombo.

 

Vírus do Sarampo

O vírus é mais conhecido em países europeus, causando contaminação e mortes.

O sarampo é um dos vírus mais alarmante durante esses últimos anos. Em 2011 o número de pessoas infectadas pelo vírus cresceu bastante desde 2008. Os casos mais graves de infestação ocorreram na França e África.

Sarampo

O vírus é conhecido como Morbillivirus. O vírus é considerada uma doença infecciosa, que ataca todo o organismo da pessoa, causando vasculite.

publicidade:

A vasculite é uma inflamação que ocorre nas veias sanguíneas, causando o fechamento delas.

Ele também faz com que o corpo perca proteínas e electrólitos. Os electrólitos são encontrados em nossas células. Eles são “energias” que perdemos em nosso suor.

Como Se Transmite

O sarampo é uma doença que começa pelo ar. O indivíduo se contamina por partículas, principalmente em ambientes fechados. A transmissão acontece quando essas partículas são lançadas, quando o indivíduo contaminado tosse ou espirra. O contágio pode acontecer até quatro dias.

Os Sintomas

  • Febre muito alta;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Máculo-papular (manchas avermelhadas);
  • Pontos branco-amarelados na parte interior da bochecha.

Como é Feito o Tratamento

Dependendo do grau da doença no paciente, o tratamento muitas vezes é voltado para simples sintomas, como a febre alta e a tosse. Caso seja grave, o paciente é submetido a outras medicações como, gama globulina anti-sarampo, que visa diminuir a doença do sarampo.

Como Evitar a Doença

A vacina anti-sarampo evita que essa doença se espalhe. Ela deve ser tomada na infância. Crianças de 12 meses devem tomar a primeira dose; a segunda é dada a crianças de 4 a 6 anos e a terceira a crianças de 12 anos.

Vídeos do sarampo e suas complicações

Como Se Prevenir

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook