Atualizado em: 18 abril 2013

Vigorexia: Transtorno por malhar em excesso

A pessoa que sofre de vigorexia se enxerga no espelho como se estivesse fraca, magra e com imperfeições no seu corpo.
Você Sabia?
Que o nome Musculação no Brasil, cresceu nos anos 70 não só para atrair novos adéptos às academias mas também para tentar acabar com alguns mitos e até mesmo certos preconceitos que haviam com relação ao halterofilismo.
vigorexia

Vigorexia ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação

A Vigorexia ou Transtorno Disfórmico  Muscular é quando uma pessoa realiza exercícios físicos numa quantidade e intensidade que excede a sua capacidade de recuperação muscular e física.

A Vigorexia geralmente está associada a uma auto-imagem um tanto distorcida e a um transtorno psicológico similar a anorexia.

publicidade:

Sintomas da Vigorexia

A pessoa com Vigorexia, é uma pessoa que mesmo fortes fisicamente, ao verem a sua imagem  em espelhos, veem-se como fracos, de maneira parecida as pessoas com anorexia que ao se olharem em espelhos, sempre se consideram gordos.

Quando há alguma imperfeição no corpo de uma pessoa com vigorexia, imperfeições que normalmente passam despercebidas para os outros,elas  são descritas como grandes fontes de angústia e ansiedade, trazendo infelicidade para estas pessoas.. A pessoa com Vigorexia tem obsessão pelo corpo perfeito, o que geralmente acaba por prejudicar sua vida profissional e relacionamentos, especialmente pela elevada taxa de testosterona, baixa auto-estima e a irritabilidade aumentarem o nível de agressividade desta pessoa.

A pessoa que sofre de Vigorexia pode também apresentar comportamento depressivo, principalmente quando perde massa muscular por algum motivo,como uma infecção ou um acidente que limite os exercícios físicos ou a alimentação.

Agravando ainda mais o consumo de anabolizantes acrescentam-se ainda o consumo de insulina, o hormônio do crescimento, assim como outras drogas com a mesma finalidade de anabolizante. Também, existe o consumo de medicamentos de uso veterinário, especialmente para cavalos, com os mesmo fins.

Já no quadro de obsessão por volume muscular, é comum haverem mulheres, que na busca  de um volume muscular extremamente grande, consumam  hormônios masculinos (testosterona natural ou sintética). Sendo que essas mulheres passam a apresentar características físicas masculinas, como barba e perda do cabelo na cabeça no que chamamos “entradas” podendo apresentar a típica calvície  masculina, além de aumento do volume dos grandes lábios da vulva e clitóris.

Tratamento

Para tratar a Vigorexia é necessário o tratamento médico, a psicoterapia e a ajuda nutricional. Podem acontecer recaídas, por isso é bom ter um acompanhamento mesmo após o fim da terapia. A terapia cognitivo-comportamental dura geralmente 6 meses, mas pode durar 2 anos caso seja identificado um transtorno de personalidade como narcisismo ou obssessivo  compulsivo..

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook