Atualizado em: 29 junho 2011

Varicela: Tratamentos e Sintomas

Todos os detalhes de uma das doenças mais comuns em crianças, a varicela (catapora). Como acontece o contágio, todos os sinais e sintomas e o tratamento.

Existem muitas doenças no mundo, mas nem todas são completamente conhecidas pela população. Algumas só chegam a se tornarem conhecidas, por conhecer alguém que tenha ou através do ensino em escolas ou faculdades, principalmente na área da saúde. Diferente disso, muitas continuam desconhecidas. Ao contrário disso, existem as mais conhecidas como a catapora por exemplo, cujo nome correto é varicela.

publicidade:

A varicela

A varicela ou catapora, como é mais conhecida, é uma doença infecciosa que possui grande grau de contágio e é causada por um vírus, chamado de Varicela Zoster. É um vírus bem potente que pode causar diversos tipos de infecção e permanece para toda a vida em nosso corpo.

O contágio se dá através do contato com alguém que esteja infectado e o período de transmissão é de 24 a 48 horas. É transmitido através do ar, por vias respiratórias ou por contato direto entre lesões.

Sinais e Sintomas

Uma vez instalada a infecção no sangue, o portador começa a apresentar mal estar, febre, perda de apetite, dor de cabeça, entre outros. A intensidade dos sintomas irá depender da quantidade de vírus com que ele foi contaminado.

Além desses sintomas, começam a surgir lesões na pele, lesões avermelhadas e de vários estágios evolutivos. O número de lesões depende de pessoa para pessoa.

Tratamento e Prevenção

O tratamento é através de medicamento para que haja um controle dos sinais e sintomas. Além dos medicamentos, existem algumas pomadas para as lesões, mas o jeito mais eficaz mesmo é através da prevenção, que ocorre através da vacinação que é dada no primeiro ano de vida, deixando o indivíduo completamente livre do contágio. Para adolescentes que estejam suscetíveis a doença, são necessárias duas doses. Lembrando que, uma vez infectado e curado, a doença não se manifestará de novo.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook