Atualizado em: 11 dezembro 2013

Quais Vacinas são Importantes para Quem Vai para o Amazonas

Para você que não sabe Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1.570.745,680 km².
Você Sabia?
Que o Cacau, a matéria-prima do chocolate, começou a ser cultivado na pré-história equatoriana, chegou a América Central quinze séculos depois.

O Amazonas é um ótimo destino turístico para brasileiros e não-brasileiros. O estado possui muita beleza natural, por ser a maior parte da Floresta Amazônica, programas culturais e, será uma das sedes da Copa do Mundo 2014, com um dos jogos mais eletrizantes da primeira rodada, Inglaterra e Itália, já agendado para acontecer em Manaus.

Mas, antes de ir ao Amazonas, é importante tomar alguns cuidados em relação à saúde. Algumas vacinas são recomendadas porque algumas doenças são mais difíceis de erradicar por lá, devido ao clima e às condições que a Amazônia traz.

publicidade:

Dicas de Vacinas para ir ao Amazonas

Febre Amarela

download (3)

A mais recomendada é a vacina contra a febre amarela, em qualquer época do ano, para quem vai ao Amazonas. Viagens domésticas, ou seja, dentro do país, não requerem a documentação da vacina, mas é importante se prevenir contra a febre amarela, que tem maior recorrência lá.

O ideal é que você tome a vacina no mínimo dez dias antes da viagem. Caso você já a tenha tomado em algum momento da sua vida, a vacina contra a febre amarela dura dez anos, então, se sua vacinação ainda estiver na validade, você pode viajar tranquilo. Na verdade, você não deve toma-la em um espaço menor do que dez anos.

Malária

Mosquito-transmissor-da-malaria-size-598

A malária não tem uma vacina tão bem divulgada e acessível contra a febre amarela, mas se você puder pagar por uma, é bom tomar. Caso não encontre, proteja-se dos mosquitos de todas as formas que puder, use roupas adequadas caso vá para as áreas da floresta, e sempre use repelente.

Outros Cuidados

Essas são as vacinas que você precisa tomar, mas é importante alguns outros cuidados. Leve remédios contra alergias e pomadas para mordidas de mosquitos. Repelente e protetor solar são indispensáveis.

Leve também garrafas de água para se hidratar muito, use roupas adequadas, chapéus caso o sol estiver muito forte e sempre siga os guias se você for fazer turismo na floresta.

Leve também remédios para febre e outras viroses, pois, infelizmente, o local tem muitos mosquitos e pode transmitir viroses variadas, mas não fatais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook