Atualizado em: 14 julho 2011

Vacina e cura para a Dengue

Informações sobre a possível vacina que está sendo testada contra o vírus da dengue. Saiba todos os detalhes da luta de cientistas para que tudo dê certo.

Um das doenças que mais ameaçam e que não está controlada ainda no Brasil, é a dengue. A dengue é uma doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti que tem como hospedeiro principal o homem, que depois de picado começa a desenvolver manifestações clínicas decorrente da doença. Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. É por ser uma das doenças mais comuns ultimamente, que a sua vacina já está sendo planejada, uma vacinação visando evitar que novos casos de dengue aconteçam no país e que seja descoberta a sua cura definitiva.

A luta contra a dengue

Em tempos de doenças transmitidas por mosquitos, a ciência tenta desenvolver uma vacina que seja capaz de combater os quatro vírus que causam a doença de uma só vez. Todos sabem que a luta contra a dengue é uma luta complicada e difícil que acontece já há muito tempo, mas que não houve muitas soluções a não ser conscientizar a população de diversas maneiras. Mas nem em todos os lugares a conscientização funciona e mesmo assim, há a contaminação através do mosquito que encontrou um lugar para se proliferar.

publicidade:

A cada ano o número de pessoas afetadas pelo vírus aumenta progressivamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde o ano de 2000 ao menos 1 milhão de pessoas em todo o planeta tenham sido infectadas com o vírus, e cerca de metade dessas pessoas desenvolveu a forma fatal da doença e foram a óbito. Com a esperança de mudar esse quadro, inúmeros cientistas se reuniram em busca de algo que possa diminuir significativamente esse número assustador de pessoas infectadas.

Esse mal acontece principalmente em países quentes e subdesenvolvidos, como no Brasil. O mosquito se mostra altamente adaptado a ambientes domésticos, conseguindo resistir até a larvicidas e inseticidas.

A vacina

Essa é a esperança que resta para controlar a doença, a vacina. Há pouco tempo foram anunciadas alguns resultados positivos com o uso da vacina em seres humanos. Uma vez aplicada, a vacina levou a produção de anticorpos contra os quatro sorotipos responsáveis pela dengue em 100% dos adultos que foram voluntários do estudo sobre a eficácia da vacina. Isso mostrou que há um grande potencial de proteção.

Nos resta esperar e ver a possível evolução da ciência com relação a produção da vacina. Os estudos continuam, enquanto isso vamos nos prevenir não deixando água parada na nossa casa, evitando que o mosquito se prolifere mais ainda.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook