Atualizado em: 3 julho 2013

Vacina BCG: Função e a Marquinha no Braço

As vacinas são muito importantes porque evitam doenças e trouxemos todas as informações a respeito da vacina BCG.
Você Sabia?
A vacina BCG deve ser dada com cautela em crianças com peso inferior a 2 Kg, desnutrição grave, erupção cutânea generalizada, tratamento com corticóides e citostáticos, doenças agudas febris, piodermite generalizada e doenças crônicas.
Vacina BCG ( Foto: Divulgação)

Vacina BCG ( Foto: Divulgação)

As vacinas são muito importantes e por isso desde recém nascidos até a idade adulta precisamos nos submeter a elas e hoje trouxemos informações sobre a vacina BCG, inclusive sobre a marca que deixa no braço. A vacina BCG é contra a tuberculose e ela tem uma eficácia de 50% para todas as formas de tuberculose.

A BCG é indicada para crianças de 0 a 4 anos e quanto mais cedo a criança for vacinada melhor e de preferência logo após o nascimento e revacinar a partir dos seis meses independente de ter ficado a marca da vacina no braço.

publicidade:

Todo mundo já deve ter visto a marca que a vacina BCG deixa no braço e vamos falar a respeito dela.

Vacina BCG: Função e a Marquinha no Braço

Como falamos acima a vacina BCG é contra tuberculose e 90% das pessoas que já foram vacinadas contra tuberculose ficam com uma marca no braço e esta marca é que indica a eficácia da vacina, ou seja, indica que o organismo está protegido contra a tuberculose. A tal marquinha pode demorar até seis meses para aparecer e se isso não acontecer é melhor fazer um exame chamado Prova Tuberculínica Cutânea que apontará se a vacina imunizou a criança que não tiver ficado com a marca.

O pediatra que deverá analisar o resultado deste exame para chegar a conclusões.

É muito importante os pais ficarem sempre atentos as vacinas das crianças porque todas elas são importantes e desta forma as crianças crescerão mais saudáveis e livres de muitas doenças que podem inclusivematar.

Vacina BCG ( Foto: Divulgação)

Vacina BCG ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook