Atualizado em: 17 novembro 2010

Vacina BCG – Reações, Idade

BCG (bacilo de Calmette e Guérin) é o nome dado a vacina contra tuberculose. Ela evita que a primo-infecção natural, causada por Mycobacterium tuberculosis, evolua para doença. No Brasil ela é vista como uma vacina de boa qualidade, já que houve o mínimo de rejeições indesejáveis, mostrando a eficiência da vacinação.

publicidade:

“As crianças devem ser vacinadas a partir do nascimento, de preferência no berçário, sempre por via intradérmica, no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltóide, sem o emprego prévio ou posterior de antisépticos. A dose preconizada para todas as idades é de 0,1 ml de uma só vez, sendo a população prioritária os menores de um ano de idade” diz Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan.

Além de ser aplicado em crianças que acabara de nascer, é indicado também que seja aplicado um reforço da vacina entre 6 e 14 anos, mas só para aqueles que podem apresentar um risco maior.

O Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan diz ainda que os sintomas mais freqüentes logo após a aplicação da vacina são o aparecimento de nódulo no local da aplicação podendo passar para úlcera e crosta. Algumas vezes, devido a aplicação profunda da vacina, ou pela dose maior que recomendada, a ulceração poderá ser  demasiadamente grande e acometer os gânglios linfáticos regionais. As úlceras necróticas, erupção maculosa, reação lupóide e osteíte, são mais alguns tipos de reações. 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook