Modificado em: 7 julho 2011

Tumor no Intestino - Causas, Sintomas e Tratamentos

O câncer é definitivamente uma doença que assusta muita gente, pois muitas vezes só é detectado ao estar em um estágio avançado. Saiba tudo sobre a doença aqui.
O câncer é definitivamente uma das doenças mais agressivas que existem no mundo. É uma doença causada pelo aparecimento de um ou mais tumores que necessita de um tratamento agressivo para que o indivíduo fique com o mínimo de complicações e sequelas decorrente da doença, além de tentar evitar que ela se alastre, no caso das metástases. Os tumores podem afetar qualquer região do nosso organismo, mais existem alguns locais que são mais comuns, como o intestino, por exemplo.

Câncer

Muitas pessoas descobrem que possuem um tumor tardiamente, pois a maioria não manifesta nenhum sintoma explícito que possa indicar o aparecimento. Normalmente quando há sintomas mais graves, é porque o tumor já está em um estágio mais avançado. O câncer é causado pelo aparecimento de um ou mais tumores, como citado anteriormente. Esse tumor pode ser benigno, que pode ser removido através de cirurgia, obtendo a cura do indivíduo ou o tumor pode ser maligno, que é um dos casos mais severos da doença, aonde o paciente tem que se submeter a tratamentos mais agressivos para combater e evitar que a doença se alastre, no caso de metástases, que é o modo mais severo da doença, levando muitas pessoas a morte.

Câncer do Intestino

O câncer de intestino também pode ser chamado de tumor de cóloon ou do reto. Dentre os cânceres existentes, o câncer de intestino é o quinto câncer mais diagnosticado no Brasil. É um câncer que precisa ser descoberto precocemente, como qualquer outro, para que haja o tratamento adequado possibilitando plena recuperação do paciente.

A detecção precoce é a melhor saída para a completa cura do câncer de intestino, pois consegue pegar a doença em seu estágio inicial sendo solucionado com a intervenção cirúrgica, evitando assim que se utilize maneiras mais severas de tratamento, como a radioterapia e a quimioterapia.

Como surge?

O tumor de intestino aparece normalmente através de um pólipo que vai crescendo na parede do intestino, podendo se transformar em um câncer com o passar do tempo. A retirada desse pólipo poderá estar evitando um câncer futuro, por isso é importante realizar o exame colonoscópico, detectando a presença do pólipo o quanto antes. Pessoas com idade acima de 50 anos são mais sujeitas a ter o câncer, além de pessoas que já tiveram câncer em outros lugares como próstata, útero, ovário, entre outros.

Tratamento

Como dito anteriormente, se um tumor é benigno e é detectado no seu início, uma intervenção cirúrgica para a retirada já resolve grande parte do problema. No caso de muito tempo com o câncer e sendo um tumor maligno, além da intervenção cirúrgica, será preciso que o paciente passe por tratamentos como radioterapia e quimioterapia, que desencadeiam uma série de reações no organismo decorrente do próprio tratamento.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook