Atualizado em: 22 outubro 2013

O que é Trissomia e Tipos mais comuns

A trissomia consiste na presença de três e não dois, como seria normal cromossomas de um tipo específico num organismo
Você Sabia?
Que as primeiras idéias sobre cromossomos surgiram no fim do século XIX, quando os primeiros estudos sobre mitose foram realizados.
download (4)

A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por … trissomia

A Trissomia nada mais é do que a presença de três cromossomas de um tipo específico, onde o normal do genoma humano são dois cromossomos. Com isto na presença de três o indivíduo apresenta a condição.

 Tipos de Trissomia

  • Trissomia 21 (Síndrome de Down)
  • Trissomia 18 (Síndrome de Edward)
  • Trissomia 22
  • Trissomia 20
  • Trissomia3
  • Trissomia 3q29 – Síndrome da Microduplicação do Cromossoma 3q29
  • Trissomia 13 (Síndrome de Patau)
  • Trissomia8 (Síndrome de Warkany)

Sobre a Síndrome de Turner

Esta nada mias é do que uma desordem do número de cromossomos sexuais, apesar disto não é considerada como uma Trissomia. As determinadas Trissomias são chamadas de aneuploidias devido a um ganho de materiais genéticos que são resultantes de uma mutação que ocorre de forma crossômica e numérica, passando assim a haver três cromossomas nesse par ao invés de duas.

publicidade:

Elas poderão acontecer de forma simples ou mesmo homogênea, e de acordo com a forma que ocorrer antes da fecundação surge um erro na distribuição dos cromossomas, ou ainda em um mosaico quando acontecem na sua fase embrionária.

Causas

Esta é uma doença genética que para muitos especialistas ela é tão antiga quanto o homem, pois foram já até mesmo encontradas pinturas rupestres que retratavam este tipo de deficiência.

Atualmente ela surge como o resultado de uma não disjunção dos chamados cromossomas homólogos durante toda a meiose ou ainda devido as mutações durante a fase embrionária o que é também denominado como o mosaicismo. Apesar disto também poderá resultar de uma translocação que seja simples ou ainda recíproca em que uma parte de um cromossoma se liga a outros cromossomas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook