Atualizado em: 19 outubro 2010

Tricotilomania – O que é. Tratamento

Tricotilomania (TTM) é definido como a perda de cabelo pelo ato de um paciente repetidamente puxar o seu próprio cabelo e é caracterizado pela necessidade de constantemente puxar cabelo da cabeça, rosto, nariz, pubiano, cílios e sobrancelhas, muitas vezes causando uma grande falha no couro cabeludo.  Muitos pacientes com este sintoma sentem que conseguem controlar sua ansiedade e nervosismo ao puxar o cabelo.

publicidade:

Este sintoma pode ser causado por depressão ou excesso de estresse, principalmente atingindo mulheres. A TTM é muito difícil de curar, pois na maioria dos casos os pacientes escondem os sintomas e a calvície para que ninguém perceba o que ele está fazendo e costumam puxar o cabelo sem ser visto.

Os dois tratamentos recomendados que podem ser combinados ou adotados individualmente: Medicamentos e terapia cognitivo-comportamental.

Os medicamentos para tratar a tricotilomania são variados e não foi definido ainda um que seja o ideal para o sintoma. Isto se da pelo fato que os fatores causadores de TTM nos pacientes são vem variados entre eles. Como cada pessoa reage de uma maneira distinta aos medicamentos, é bom o seu medico indicar pra você o que ele acredita ser o melhor medicamento para o seu caso. E se não der, mudar o tratamento.

A Terapia mais aconselhada para tricotilomania é a cognitivo-comportamental (TCC). Esta linha de terapia é indicada por procurar mudar o comportamento ao identificar os fatores que provocou o sintoma. O paciente aprende técnicas para interromper esta mania e com a repetição visa um novo comportamento automático para substituir o ato de puxar o cabelo. Pesquisas indicam que este tipo de terapia ajuda os pacientes com tricotilomania em até 60% dos casos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook