Atualizado em: 1 agosto 2011

Traumatologia e Ortopedia

Conheça mais sobre essas duas áreas tão comuns hoje em dia. Áreas que cuidam de diversos tipos de traumas. Conheça alguns dos maiores traumas e como é o tratamento.

No mundo louco de hoje em dia, tem se tornado mais fácil sofrer traumas de diferentes modos. Muitas pessoas batem os carros, sofrem com acidentes automobilísticos, principalmente aqueles que possuem moto, são os que mais sofrem por a moto ser um meio de transporte mais instável e mais perigoso e acabam colocando sua saúde em risco. A maioria dos casos de trauma que chegam nas Ortopedias de Hospitais, são ocasionados por acidentes nas ruas, a maioria desses acidentes com vítimas de moto. Uma das fraturas mais comuns é a fratura de fêmur, de tíbia e fíbula, ossos da perna. Saiba mais sobre o mundo da Traumatologia e da Ortopedia.

O que são essas áreas?

A Traumatologia e a Ortopedia são áreas que estudam a mecânica de ossos e articulações e a especialidade em trata-las, uma vez que sofra algum tipo de trauma. Como o nome já diz, a Traumatologia é a especialidade em tratar de algum tipo de trauma. A Ortopedia já é uma área mais abrangente, que acaba tratando mais traumas que ocorrem em diferentes partes que foram causados não somente por um trauma, mas por doenças genéticas, disfunções musculoesqueléticas, entre outros.

publicidade:

O que trata?

Dentre todas os traumas que ocorrem diariamente nas mais diferentes áreas do nosso corpo, a Traumatologia e a Ortopedia tratam principalmente traumas como:

  • Condroblastoma
  • Dores no calcâneo
  • Lesões de Manguito Rotador
  • Luxação recidivante de patela
  • Luxação Recidivante do ombro
  • Alterações na Coluna Vertebral
  • Osteoartrose de quadril
  • Torções de tornozelo

Como funciona o tratamento?

O tratamento na Traumatologia e com Ortopedia são baseados na realização de diversos exercícios, visando reestabelecer a função daquela parte que foi comprometida. Por exemplo, se houve algum trauma de punho, a Ortopedia irá trabalhar para que as funções realizadas pelo punho sejam devolvidas ao indivíduo, se não em sua totalidade, mas de um modo que melhore a sua qualidade de vida. Esse trabalho é feito pela Fisioterapia na área de Ortopedia. Lembrando que todos os diagnósticos dados para indivíduos que sofrem traumas, são dados pelo médico Traumatológico e pelo médico Ortopedista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook