Atualizado em: 23 agosto 2013

Tratamentos modernos para Ronco

O ronco é um distúrbio respiratório que atinge entre 30% e 40% dos adultos, sendo mais frequente nos homens
Você Sabia?
Que a Revolta do Ronco da Abelha foi um movimento popular armado ocorrido entre dezembro de 1851 e fevereiro de 1852
download (6)

Nos quadros mais leves de ronco e apneia, controlar os fatores de risco e a posição de dormi

Você deita na cama e jura que irá tirar um sono gostoso, mas de repente seu parceiro ou parceira começa a emitir ruídos que são altos e chatos. E de nada adianta, ele está roncando. Mas você sabe o que é o ronco e a apnéia? Por isso a seguir iremos falar um pouco mais sobre o assunto.

Sobre o Ronco

O ronco nada mais é do que um problema causado por uma obstrução parcial de vias respiratórias devido ao relaxamento dos músculos da garganta, o que poderá induzir a abertura da boca. O ronco acontece em qualquer idade, e em ambos os sexos, porém com o envelhecimento ele passa a ser um pouco mais comum em função da sua flacidez dos tecidos moles da garganta.

publicidade:

Podemos estimar ainda que aproximadamente 40% dos indivíduos que tiverem mais de 50 anos roncam. A apnéia do sono por sua vez é um estágio mais avançado do ronco, e é uma alteração na respiração que acontece provocada por vários episódios de obstrução da região da chamada orofaringe e o que causa paradas de respiração completas.

Como sinais principais para identificar este tipo de problema temos o ronco, o sufocamento e o engasgo durante o sono. E ainda durante o dia a pessoa tem sonolência, dificuldades de se concentrar, problemas de memória, diminuição do apetite sexual, e ainda boca seca. Já no caso das mulheres a menopausa poderá causar o ronco devido a sua perda ou também a sua diminuição dos hormônios femininos.

Tratamento

A cura do problema muitas vezes não é possível, mas existem diversos tratamentos para controlar estes tipos de distúrbios. O diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica bem detalhada o que inclui uma inspeção detalhada de todas as vias aéreas superiores, estes combinados com exames auxiliares.

Os exames chamados de polissonografia são essenciais para o diagnóstico de apnéia do sono, e para diferenciar se a pessoa tem apenas roncos ou ainda apnéia é bem simples. Na maioria das vezes quem tem apnéia acorda com falta de ar e ainda garganta seca, já quem ronca não acontece este tipo de problema.

Vídeo sobre o Ronco

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook