Atualizado em: 23 setembro 2011

Tratamentos de Queimaduras

Todo cuidado é necessário para se evitar queimaduras porque elas podem acarretar terríveis danos!

Tratamentos de QueimadurasAs queimaduras são muito temidas e indesejadas por qualquer pessoa, pois além da dor e do desconforto que elas trazem, elas deixam marcas e podem causar danos sérios e irreversíveis. Por essa razão neste artigo você saberá um pouco mais sobre elas, além de tratamentos e medicamentos para que elas possam cicatrizar o mais rápido possível.

As queimaduras podem ser definidas como lesões e machucados normalmente ocorridos na pele, que são obtidos através de um agente físico.

publicidade:

As queimaduras são separadas por:

  • Queimaduras Elétricas
  • Queimaduras Químicas
  • Queimaduras Térmicas

As mais freqüentes são as térmicas, que são feitas através de fontes de calor, como por exemplo, água fervendo, fogo, vapor de água e outros.

Os outros tipos de queimaduras ocorrem com menos freqüência mais são causados por ácidos e bases no caso das queimaduras químicas e por corrente elétrica no caso das queimaduras elétricas.

Outra coisa muito importante é saber qual é o grau da queimadura que você possui.

Elas são separadas por:

  • Queimaduras de 1º Grau

São as mais leves atingindo a epiderme e possui uma aparência seca e também um edema. Você poderá sentir hipersensibilidades e uma dor que melhora com o frio. Pode levar até 5 dias para cicatrizar e não haverá seqüelas.

  • Queimaduras de 2º Grau

Atinge a epiderme e também a derme. As queimaduras podem parecer úmidas e haverá um vermelho intenso ou então uma cor esbranquiçada na queimadura. É uma queimadura mais grave que pode vir a destruir alguns folículos pilosos e terminações nervosas, por exemplo. A dor é mais intensa e poder haver infecção se não for devidamente tratado.
A cicatrização é bem mais lenta podendo até chegar a necessitar um enxerto se for algo mais profundo e as cicatrizes poderão permanecer.

  • Queimaduras de 3º Grau

Essas são as queimaduras mais graves e precisam de maior cautela e cuidados. A aparência é seca e branca e possui destruição total de terminações nervosas e glândulas sudoríparas, por exemplo. Essas queimaduras são indolores, porém pode vir a aparecer edemas e dar choques.

O tratamento requer cuidados cirúrgicos, pode vir a perder as funções da pele e perda de algumas extremidades atingidas, como dedos e partes do corpo como pés e mãos.

Tratamentos de QueimadurasCaso venha a ocorrer alguma queimadura térmica a primeira coisa a fazer é tentar interrompê-la com o usa de água corrente no local que houve a queimadura.

Outro modo de tratar a queimadura em caso de emergência é com o uso de toalhas umedecidas com água gelada.

Porém depois disso é preciso levar a pessoa ao hospital mais próximo para que ela seja devidamente tratada, ou se for alguma queimadura mais grave é preciso que imediatamente a pessoa seja atendida por médicos.

Os tratamentos que as pessoas deverão ter em caso mais sério são com remédios específicos para queimaduras que serão receitados pelos especialistas, recebimento de soro para suprir a perda do líquido, depois de estabilizar o paciente verão se ele precisará passar por processos cirúrgicos.

O controle contra possíveis infecções também deverá ocorrer, além de uso de alguns analgésicos para que a dor possa ser aliviada.

O importante mesmo é lembrar que todo o cuidado é pouco na hora de mexer com substâncias que possam causar queimaduras, pois é algo sério e que pode acarretar más lembranças e cicatrizes eternas.

 

Fonte: Site Queimados e ABC Saúde

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook