Atualizado em: 24 novembro 2010

Tratamento de canal: Passo a passo

Como era de costume antigamente, os dentes com polpas infeccionadas, eram logo extraídas sem pensar duas vezes. Hoje há tratamento para que a extração não ocorra mais. De acordo com o site da Colgate, o tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

publicidade:

Confira aqui como é feito passo a passo o tratamento de canal:

– Com instrumentos tradicionais, como a broca, o dentista começa o trabalho. Ele a utiliza para abrir um buraco no dente e ter acesso a polpa que está infeccionada. É feito durante esse procedimento, que não é realizado em apenas um dia, algumas radiografias para o dentista ir guiando-se para não passar do ponto, já que ele não consegue enxergar muito bem todo o espaço que vai atuar.

– Em seguida a polpa infeccionada é removida, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento. Sem a polpa o dente não cresce mais.

– O dentista tira mais radiografias se o procedimento está indo bem, pois não pode sobrar nenhum tecido infectado, pois as bactérias podem recomeçar a infecção. Se tudo estiver correto, o canal aberto dentro do dente é preenchido com cimento odontológico.

– No final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook