Atualizado em: 19 outubro 2012

Transtorno de identidade de gênero - O que é e como identificar

Os Transtornos da Identidade de Gênero caracterizam-se por uma forte identificação sexual com o gênero oposto, veja mais informações abaixo.
Você Sabia?
Que o transtorno de identidade de gênero é um transtorno de ordem psicológica em que a pessoa é de um determinado gênero biológico (homem e mulher) onde se identifica com os indivíduos pertencente ao gênero oposto,

Transtorno de identidade de gênero, saiba aqui o que é

Recentemente diversas classificações americanas de transtornos mentais foram criadas através da instituição que se chama (DSM-IV-TR), retirando dos seus termos médicos as condições transexualismo, travestismo e homossexualismo.

Optando assim por adotar um termo chamado transtornos da identidade de gênero, que é visto por sua vez com um ar menos preconceituoso ou mesmo discriminatório, e como as denominações são bastante conhecidas e populares, ainda utilizadas nas classificações internacionais de doenças elas apresentam as duas denominações.

publicidade:

O que é Transtorno de Identidade

Para se entender inicialmente como acontece o transexualismo é importante se saber como a identidade de gênero irá se formar.Ela se refere á masculinidade ou feminilidade, ou á convicção que cada pessoa tem sobre si de ser feminino ou masculino, formando muito precocemente desde os estágios intra uterinos.

Estas alterações vem em decorrência de causas genéticas ou hormonais determinando as características físicas do bebê se irá nascer com as características de menino ou menina.A atitude dos pais aceitarem ou não o sexo do bebê ou o bebê por si só, e a forma como ele irá ser manuseado e também tratado de menininha ou garotão.

Como Identificar

Além disso é muito importante se ter conhecimento dos conceitos de identidade de gênero nuclear, que é a convicção de que a pessoa foi designada para ter um sexo específico, por exemplo, tenho corpo de mulher e me sinto mulher. Para se identificar os psiquiatras e psicólogos realizam diagnósticos, realizando diversas conversas com o paciente determinando os sentimentos dele.

Tratamento

Este tratamento psicológico é muito necessário para se entender a alteração que foi apresentada em apenas alguns casos específicos é recomendado a cirurgia para alteração do sexo onde só se faz após ser feita a avaliação psicológica e física das pessoas.

Neste transtorno existe uma grande e persistente identificação com o gênero oposto, consistindo no desejo de ser ou na insistência do indivíduo de que ele é do sexo oposto e constatado isso a pessoa pode se tornar transexual tanto homem como mulher.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook