Atualizado em: 15 julho 2011

Transtorno Ansioso - Sintomas e Tratamento

Tudo sobre esse transtorno que é mais comum do que imaginamos, o Transtorno Ansioso. Saiba como é causado, quais sintomas e como é feito o seu tratamento.

Cada pessoa possui o seu jeito próprio, sua personalidade, suas qualidades e seus defeitos. É fato que alguns possuem alguns sentimentos completamente aflorados e por isso acabam sofrendo bastante. É o caso de uma pessoa ansiosa. Muitas pessoas não conseguem manter a calma diante de algumas situações e começam a ter alguns surtos de ansiedade, é o chamado Transtorno Ansioso.

A ansiedade

A ansiedade é algo que mexe com muita gente e torna muitas situações bem mais complicadas do que parecem. Muitas vezes precisamos  enfrentar algum desafio e no final, acaba não dando certo por estar muito ansioso, o que acaba estragando e fazendo com que as coisas não saiam do jeito desejado. A ansiedade faz com que o indivíduo tenha pressa naquilo que se pretende. Muitas vezes, a ansiedade atrapalha no momento em que devemos raciocinar melhor e acabamos agindo por impulso, simplesmente para ver o resultado o mais rápido possível e para que aquilo aconteça logo. Outro modo de se mostrar ansioso é frente a uma entrevista de emprego por exemplo. Nessas situações, a ansiedade se junta com o nervosismo e acaba fazendo com que o indivíduo não se saia bem do jeito que gostaria na entrevista. Isso acaba atrapalhando e fazendo com que o indivíduo não ganhe a vaga, pois a empresa que estará selecionando irá optar por alguém que se mostrou mais calmo e seguro durante a seleção.

publicidade:

Transtorno Ansioso

Ultimamente, o transtorno ansioso tem sido o mais comum transtorno emocional desses tempos. A ansiedade anda lado a lado com o medo e são criados a partir da mesma raiz mental. A vontade que as coisas aconteçam rápido acontece, pois o inconsciente demonstra medo e        algum tipo de pressentimento sobre o que vai acontecer. Normalmente esse medo presente no inconsciente é que algo irá dar errado e por isso a ansiedade surge e deixa a pessoa querendo saber logo o que vai acontecer e se livrar dessa sensação de perigo.

Sintomas e Tratamento

Os principais sintomas do Transtorno Ansioso são: inquietação motora, sensação de angustia, sudorese, taquicardia, mal estar, entre outros sintomas característicos de uma pessoa nervosa.

A vida moderna sempre está exigindo pensamentos rápidos e eficientes da nossa mente. Em situações assim é que a ansiedade é desencadeada.  A vontade do individuo de achar soluções rápidas também é outro fator desencadeante assim como o desejo de buscar e atingir objetivos que supostamente trariam tranquilidade, e quanto mais rápida e desarmônica a mente estiver, maior a sensação de medo e ansiedade.

O tratamento pode ser baseado em alguns medicamentos que acalmem e visem regularizar os sintomas da ansiedade. Fora isso, é importante encarar a vida normalmente, sem criar expectativas. Esperar sempre o melhor, mas aceitar sempre o que vier.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook