Atualizado em: 22 abril 2013

Transtorno Alimentar Ortorexia: Diagnóstico e Tratamento

Entenda melhor sobre o verdadeiro diagnostico deste transtorno que surge e torna a pessoa obsessiva. Veja também o tratamento adequado para quem sofre deste caos alimentar.
Você Sabia?
Segundo estudos, aproximadamente 90% dos casos de transtorno alimentar são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e em adultos de ambos os sexos.
O Transtorno Alimentar Ortorexia é comum hoje em dia pois muitas pessoas não estão satisfeitas com seus corpos e fazem dietas perigosas. (Reprodução)

O Transtorno Alimentar Ortorexia é comum hoje em dia pois muitas pessoas não estão satisfeitas com seus corpos e fazem dietas perigosas. (Reprodução)

Muitas pessoas possuem algo em seus corpos nas quais as mesmas não gostam, querendo mudar e arrumar algumas pequenas regiões, sendo que poucas vezes um indivíduo está completamente satisfeito consigo mesmo, porém estes desejo de mudança podem levar a um ponto mais perigoso e precipitado.

O que é Ortorexia?

A ortorexia é um dos distúrbios alimentares que esta tornando-se muito comum hoje em dia, porém esta doença é perigosa para o organismo de uma pessoa, afinal a mesma trata-se de uma pessoa obcecada por cada alimento que come, permitindo alimentar-se, porém estabelecendo vários padrões e não deixando-se comer nada que esteja fora de sua dieta, seguindo a mesma ao risco, somente preocupando-se em cumprir o estabelecido.

publicidade:

Uma pessoa que possui ortorexia somente ingerem alimentos saudáveis e sempre verificam a tabela nutricional que o mesmo contém, sendo que assim é estabelecimento o que é permitido ingerir ou não.

Sinais do Transtorno

O ponto ruim deste controle excessivo pela dieta é que a pessoa poderá, rapidamente, ficar obsessiva pelo controle que possui, não permitindo-se em nenhum caso fugir do plano estabelecido de alimentação.

Os sinais apresentados na ortorexia, como diagnóstico, são: verificar a tabela nutricional de todos os alimentos, examinando-os; somente permitir-se a comer alimentos saudáveis; muitas vezes não conseguir comer uma refeição preparada por um indivíduo fora do habitual; visualizar e fazer críticas sobre a maneira com que as pessoas preparam o alimento; pensar em sua dieta o dia inteiro; e perder peso sem seguir uma dieta conscientemente.

Tratamento

O tratamento da ortorexia deve ser feito com a ajuda de um profissional, assim como em todos os outros distúrbios alimentares que podemos encontrar hoje em dia, afinal os mesmos poderão ter controle e disponibilizar quais são os passos corretos para que uma pessoa possa estar bem nutrida e colaborar para o bem-estar da mesma, fazendo com que esta perca sua obsessão pela dieta e consumo de alimentos, exclusivamente, saudáveis.

Outra alternativa para o tratamento é falar com alguém especializado ou familiarizado com a doença, sendo que existem diversos conhecidos que podem conhecer muito bem a doença ou até mesmo já passaram pela mesma.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook