Atualizado em: 3 outubro 2011

Toxoplasmose: Informações, Sintomas e Tratamento

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii, que é transmitida através da ingestão de alimentos mal cozidos ou através de fezes de animais, como gatos.
Existem doenças que são adquiridas, congênitas e aquelas mais comuns que são causadas por fatores externos através de vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como no caso da Toxoplasmose.

Toxoplasmose

A incidência de contaminação por toxoplasmose vem aumentando a cada dia, deixando consequência na maioria das vezes por ser assintomática. (Foto: Shutterstock)

A Toxoplasmose é uma doença importante e silenciosa, pois normalmente em 80 a 90% dos casos não causa sintomas nenhum, o que dificulta no diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento.

A Toxoplasmose é causada por um protozoário chamado de Toxoplasma gondii, sendo muito comum na natureza, responsável por causar infecção em boa parte dos mamíferos e das aves do mundo inteiro. Como citado anteriormente, no humano, a toxoplasmose não se manifesta em grande parte dos casos em que o indivíduo tenha imunidade normal, sendo mais fácil se manifestar em pessoas que possuam deficiência em relação à imunidade, como portadores do HIV, transplantados, entre outros.

Como se adquire e quais são os sintomas da Toxoplasmose?

A contaminação pela doença pode acontecer através da ingestão de ovos ou cistos que estão normalmente presente nas fezes de animais, particularmente dos gatos. Pode ocorrer também pela ingestão de alimentos mal cozidos ou mal passados, alimentação mais comum na Ásia. Pode ser transmitido de mãe para filho, em caso de gestantes que possuam a doença e não realizem tratamento adequado e em casos mais raros, há a contaminação através de órgãos contaminados que são reimplantados.

[share]Os sintomas são mais comuns em pessoas que são imunodeprimidas, como citado anteriormente. Nos casos de toxoplasmose em que indivíduos possuam sua imunidade preservada, é mais difícil de se detectar a doença. Normalmente, em que não manifesta nenhum sintoma, a doença é descoberta através da realização de exames periódicos que levam a exames específicos que detectam a presença da doença no organismo.

Em casos de aparecimento de sintomas, os mais comuns são febre, presença de ínguas (gânglios inflamados) e manchas avermelhadas pelo corpo. Em casos mais evoluídos da doença, a retina também é prejudicada e o indivíduo permanece com a visão “borrada” e se não tratado pode levar à cegueira.

Tratamento da Toxoplasmose

O tratamento e a duração dele irá variar de acordo com as manifestações e dos locais acometidos pela doença. Inicialmente, o tratamento é basicamente medicamentoso, visando controlar os sintomas causados pela toxoplasmose. Em casos mais evoluídos, o tratamento é mais específico, como em casos de ter afetado a retina, o tratamento já e voltado para a Oftalmologia.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook