Atualizado em: 9 setembro 2013

Toxina Botulínica - O que é, qual a função

Pelas leis brasileiras apenas médicos e dentistas, podem realizar procedimentos utilizando a toxina botulínica.
Você Sabia?
Que a toxina botulínica é um tratamento farmacológico, essas proteínas têm a função de proteger a molécula da toxina.
toxina botulínica 1

A toxina botulínica é a substância produzida pela bactéria Clostidium

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que é a bactéria que costuma causar a  intoxicação alimentar.  A Toxina Botulínica é uma substância altamente tóxica que afeta o sistema nervoso causando paralisia e morte,  mas mesmo assim é usada há muitos anos na na área da  Oftalmologia e Neurologia,  para tratar o estrabismo,  espasticidade, distonia cervical, distonias focais e blefarospasmos.

Entretanto, a Toxina Botulínica também tem se mostrado muito eficaz no tratamento estético para a correção de rugas ao redor dos olhos,, rugas da testa  e entre as sobrancelhas.

publicidade:

Qual a Função

Para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos liberam a acetilcolina, que  se liga aos receptores nas células do músculo e faz as células musculares contraírem. A toxina botulínica atua, impedindo a liberação da acetilcolina e, assim, impedindo a contração das células musculares.

Nos tratamentos estéticos,  a toxina botulínica é injetada no músculo  para afetar a liberação de acetilcolina. E como as rugas ao redor dos olhos, testa e entre as sobrancelhas são formadas pela contração muscular, usa-se injetar a Toxina Botulínica nesta região para paralisar os músculos que formam essas rugas.

Mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais como reações alérgicas, erupções cutâneas, coceira, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para engolir, dificuldade em respirar, náuseas e fraqueza, além de dor e sensibilidade no local das injeções.

Sendo que dentro de poucos dias após a aplicação da Toxina Botulínica já se pode ver os efeitos no relaxamento dos músculos da face e a diminuição das rugas. Sendo que após duas semanas da aplicação da Toxina Botulínica se pode notar a real melhora na aparência das rugas, mas esse efeito vai desaparecendo aos poucos dentro de 2 a 3 meses., sendo então necessário fazer nova aplicação da Toxina Botulínica.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook