Atualizado em: 9 maio 2013

Tipos Sanguineos: Quais tipos de sangue cada um pode receber

Os grupos sanguíneos compatíveis permitem conhecer para quem posso doar sangue, portanto fique atento as informações abaixo.
Você Sabia?
Que os tipos sanguíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada.
tipos sanguineos

Os grupos sanguíneos são definidos por antígenos polimórficos, espécie-específicos

Aqui no Brasil os grupos sanguíneos que são mais populares vamos dizer assim, com as maior porcentagem de usuários é o sangue O e A. Para se ter uma idéia juntos eles deverão abranger mais de 87% da população brasileira. E ainda o grupo B, que contribui com mais de 10%e o AB com apenas 3% do total da população brasileira.

O sangue O negativo, é conhecido como o sangue universal. Podendo ser doado para qualquer pessoa. Apesar disto apenas 9% dos brasileiros contam com este tipo sanguíneo. Ele é bastante utilizado já que é o sangue que mais salva em situações de emergência onde existe a falta de outros sangues compatíveis.

publicidade:

Tipos de Sangue

Para que se possa entender como os grupos de sangue poderão ser combinados entre si, é preciso se entender alguns conceitos. Como por exemplo a compatibilidade entre os diversos tipos sanguíneos humanos que tem a ver com antígenos e ainda anticorpos.
Os antígenos que podem diferenciar os grupos de sangue entre si, como por exemplo:

  • A que pode receber sangue de A
  • B que pode receber sangue de B
  • AB que pode receber sangue de A e B
  • E O que poderá apenas doar sangue mas não receber de nenhum.

Fator RH Como Funciona

Existe também o sistema RH que determina a presença de antígenos, e por isso existe um conceito simples de que em relação ao RH os indivíduos de sangue Rh POSITIVO podem tomar sangue Rh POS e NEGATIVO, enquanto indivíduos Rh NEG só podem tomar sangue Rh NEG.

Para se ter uma idéia apenas as tentativas transfusão de sangue mais modernas é que eram possíveis, e ocasionalmente bem sucedidas porém não era avaliado os fatores tanto que aconteciam reações graves fazendo com que os pacientes ficassem deficientes ou ainda a morte.A transfusão deverá respeitar uma série de processos e por isso deve ser acompanhada de perto.

Informação

O O positivo é o mais utilizado no Brasil. Segundo as ordens do Ministério da Saúde todos os hemocentros precisam ter pelo menos 50% deste tipo de sangue.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook