Atualizado em: 21 fevereiro 2011


Tipos Sanguineos Compativeis

Uma das maiores descobertas do século XX foram os grupos ou tipos sanguíneos pelo cientista austríaco Karl Landsteiner que se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos.

É importante frisar que no século 19, pensava-se que o sangue era igual para todos os indivíduos e com isso muitas pessoas eram mortas devido essa mistura de tipos sanguineos, isso sem falar nas doenças transmiditdas. Nesse contexto, o cientista Karl Landsteiner, buscou colher amostras de sangue de um grupo de pessoas variadas e fazer um teste comparativos.

O teste foi feito da seguinte forma: Em um primeiro momento, foram isolados os glóbulos vermelhos (hemácias) e foram feitas diferentes combinações entre o plasma e as hemácias, o que acabou tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros.

Com isso, Landsteiner conseguiu mostrar o por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não.

Obviamente, esse trabalho lhe rendeu um Prêmio Nobel no ano de 1930.

Com base em informações da Wikipedia, esses são os tipos sanguineos e suas respectivas compatibilidades.

  • Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer anticorpos dos antígenos A ou B. Assim, alguém com tipo de sangue AB pode receber sangue de qualquer grupo (com AB preferível), mas só pode doar sangue para outros com o tipo AB.
  • Grupo sanguíneo A: Indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno B. Assim, uma pessoa do grupo A pode receber sangue só de pessoas dos grupos A ou O (com A preferível), e só pode doar sangue para indivíduos com o tipo A ou AB.
  • Grupo sansguíneo B: Indivíduos têm o antígeno B na superfície de seus RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno A. Assim, alguém do grupo B pode receber sangue só de indivíduos de grupos B ou O (com B preferível), e pode doar sangue para indivíduos com o tipo B ou AB.
  • Grupo sanguíneo 0 (zero e nao O): Indivíduos não possuem antígenos nem A ou B na superfície de suas RBCs, mas o soro sanguíneo deles contêm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antígenos A e B. Portanto, alguém do grupo 0 pode receber sangue só de alguém do grupo O, mas pode doar sangue para pessoas com qualquer grupo ABO (ou seja, A, B, O ou AB). Se qualquer um precisar de uma transfusão de sangue em uma emergência, e se o tempo necessário para processar o recebedor do sangue causaria um atraso prejudicial, o sangue 0- (O Negativo) pode ser emitido.
Tabela de compatibilidade de células de glóbulos vermelhos
Receptor
Doador
O−O+A−A+B−B+AB−AB+
O−NãoNãoNãoNãoNãoNãoNão
O+NãoNãoNãoNãoNãoNão
A−NãoNãoNãoNãoNãoNão
A+NãoNãoNãoNão
B−NãoNãoNãoNãoNãoNão
B+NãoNãoNãoNão
AB−NãoNãoNãoNão
AB+

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook