Atualizado em: 12 julho 2013

Tipos de Aparelhos Ortodônticos

O Aparelho Ortodôntico Fixo é o tipo mais comum de aparelho. Consiste em bandas, fios e/ou braquetes.
Você Sabia?
Que o aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ... Por fim, em 1997, surgiu o alinhador dentário transparente e removível.
apa

Os aparelhos ortodônticos são de vários tipos.

Conheça a seguir os diversos tipos de aparelhos ortodônticos

Aparelho ortodôntico fixo

publicidade:

Este é o tipo mais comum de aparelho utilizado. Ele conta com bandas e fios ou braquetes. As bandas são fixadas em torno de praticamente todos os dentes, deixando apenas um dente sem fixação. Ele conta com fios em formato de arco que passam através de braquetes que são ligados as bandas e fixados com borrachinhas. Ao se apertar o fio, os dentes acabam sofrendo uma tração e acabam se movendo aos poucos para a direção e posição correta.

Eles são apertados mensalmente, e o tratamento é feito em até mesmo alguns anos, hoje sõa muito menores, leves e exibem menos metais do que no passado.

Aparelho ortodôntico estético

Neste tipo de aparelho ortodôntico, temos os braquetes confeccionados de materiais transparentes, como porcelana a safira, sendo mais caros pois eles não aparecem.

Aparelho Ortodôntico Invisalign

Esta é a forma invisível de se corrigir os dentes através de um alinhamento que é feito sob medida. É bem confortável e mais saudável já que não utiliza fios metálicos, é removível e por isso facilita os problemas na alimentação e na higiene bucal.

Aparelho ortodôntico Autoligável

Este é um tratamento ortodôntico totalmente inovador, já que não utiliza elásticos, ou mesmo borrachinhas coloridas, para a ativação do aparelho, o que reduz o atrito e facilita o alinhamento e ainda o nivelamento dos dentes, com automaticamente uma redução de tempo de tratamento ortodôntico, que em alguns casos poderá levar até cinco anos.

Aparelho de contenção móvel

É utilizado no céu da boca, e estes aparelhos costumam prevenir os dentes para que não voltam para a posição inicial, e ainda poderão ser modificados e utilizados para que a criança não chupe o dedo.

Aparelho ortodôntico extrabucal

Com o aparelho extrabucal, existe uma faixa, que é colocada na parte de trás da cabeça e liga a um elástico na frente ou ainda a um arco facial.
Este aparelho costuma retardar o crescimento das mandíbulas e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto que os anteriores acabam sendo empurrados para trás.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook