Atualizado em: 6 setembro 2011

Teste do Olhinho para Bebês

Mais um teste que precisa ser feito em todo bebê recém nascido e que pode salvá-las de muitas complicações futuras!

Teste do Olhinho Mais um teste rápido e que pode livrar os bebês de doenças muito ruins como o caso da cegueira. Mais de 30 mil crianças acabam sendo afetadas pela cegueira devido à alta incidência de rubéola nas mulheres grávidas o que causa infecção congênita nos recém nascidos e os médicos nem percebem, por esta razão é necessário o “Teste do Olhinho”.

Muitas pessoas desconhecem este exame tão simples e que pode prevenir a cegueira caso seja detectada alguma infecção na hora do nascimento e for tratado rapidamente.

publicidade:

O Exame

O Teste do Olhinho é muito simples de ser feito e indolor porque é feito por um oftalmologista através de um oftalmoscópio e não causa nenhum efeito colateral para a criança e ainda pode salvá-la de ficar cega. Através do Oftalmoscópio é utilizada uma fonte de luz e o médico observará o reflexo que vem da retina que deve ser vermelho, laranja ou amarelo a ausência destas cores é sinal de algum problema e a criança será encaminhada ao Oftalmologista para as providências cabíveis.

O teste do olhinho também é chamado de exame do reflexo vermelho e tanto quanto o teste do pezinho é muito importante ser feito nas primeiras 48 horas de vida inclusive em crianças prematuras.

Algumas outras doenças podem ser detectadas através do “Teste do Olhinho” como:

  • Retinopatia da prematuridade
  • Catarata
  • Tumor intra-ocultar
  • Glaucoma
  • Infecções transmitidas pela mãe além da rubéola, a herpes, sífilis e toxoplasmose
  • Cegueira infantil
  • Traumas de parto

Muitos hospitais já estão realizando este exame tão importante e se caso a maternidade que você for dar a luz ao seu bebê ainda não possua procure um médico que faça porque é um exame barato e que pode salvar seu bebê.

Teste do Olhinho Este teste traz muito mais tranqüilidade para os pais e é realizado em menos de cinco minutos.

Este “Teste do Olhinho” já é obrigatório em todas as maternidades e hospitais de São Paulo e é feito ainda na sala de parto.

Este procedimento vai reduzir o crescimento da quantidade de deficientes visuais em São Paulo.

A prevenção ainda é o melhor remédio e nossas crianças merecem crescer sadias.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook