Atualizado em: 15 agosto 2011

Hepatite B e C: Faça o Teste

Uma das doenças mais comuns e perigosas, por não manifestar sintomas, é a hepatite. Saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, suas formas de contágio e como realizar o teste para verificar se há presença de algum vírus transmissor da doença.

HepatiteA hepatite é uma das doenças que apresenta grande ameaça para a saúde pública, sendo uma das patologias mais comuns e contagiosas do mundo dentro do conjunto de doenças virais humanas. Mostra-se como uma doença ameaçadora devido ser na maioria das vezes assintomática, ou seja, que não manifesta sintomas.

O que é a Hepatite?

A hepatite é uma doença contagiosa caracterizada por inflamação do fígado, que é causada por problemas no sistema imunológico, por vírus, por problemas no sistema metabólico, pelo uso de medicamentos, pelo uso de álcool e outras drogas ou através da genética.

publicidade:

A hepatite pode ser causada por diversos vírus, sendo mais frequente no Brasil a hepatite A, B, C e D. A hepatite E é causada mais comumente na região da África e da Ásia. Muitas pessoas possuem o vírus B e C e não sabem, devido a não presença de sintomas. Isso se mostra como algo extremamente preocupante, pois quando o indivíduo descobre a presença do vírus, a doença já progrediu e já se tornou crônica.

Como se pega Hepatite?

Para cada tipo de vírus da hepatite há uma forma de contágio. No caso do vírus que causa a hepatite A e a hepatite E, podem ser transmitido de modo fecal-oral, ou seja, pode ser transmitido através de água e alimentos contaminados. A hepatite do tipo B, C e D são vírus transmitidos através da relação sexual, pelas relações realizadas sem o uso de preservativo, também por transfusão de sangue e através do aleitamento, uma vez que a mãe possua a doença.

Sintomas da Hepatite

Embora a maioria dos vírus que causem a hepatite não provoque sintomas, alguns indivíduos podem apresentá-los e os mais comuns são:

  • Cansaço
  • Febre
  • Náuseas e possíveis vômitos
  • Pele e olhos amarelados
  • Dor abdominal
  • Tontura
  • Urina Escura e Fezes de coloração clara

Faça o Teste

Para verificar se você possui algum dos vírus que causam a hepatite, é preciso que seja realizado o exame de sangue específico. Quanto antes for descoberta a presença do vírus, maior sucesso terá o tratamento. A presença de algum vírus normalmente é mostrado através do TGO e TGP alterados. Além disso, com o exame específico, o médico poderá verificar o tipo de vírus, indicando assim um tratamento direto e mais específico. Em casos de dúvidas, compareça ao estabelecimento médico mais próximo e faça o teste.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook