Atualizado em: 1 dezembro 2010

Terceira idade e qualidade de vida

Hoje os idosos representam a maior parte da população brasileira. O que isso significa? A qualidade de vida na terceira de vida só vem melhorando a cada ano, tanto que os idosos estão vivendo mais em condições excelentes.

publicidade:

Os idosos a cada dia se alimentam melhor e ainda praticam exercícios físicos, essa é a explicação mais óbvia que podemos encontrar para esse avanço. Lógico que visitas regulares ao médico também são fundamentais e importantíssimas para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.

Segundo Olga Inês Tessari saber usufruir de todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável.

De acordo com o Portal da Idade, com o aumento da qualidade e da expectativa de vida das populações, e das mudanças de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz, em toda a sua plenitude. Ser velho pode então ser interpretado como alguém que, depois de uma parcela do tempo de vida empregado ao trabalho e à dedicação à família, desfruta de uma etapa de lazer, interação social, aprendizagem despreocupada, busca de conhecimento interior e felicidade desprendida.

Por isso, aconselhe sempre os idosos, a aderir uma vida saudável, ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas, não esquecendo de ir com freqüência ao médico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook