Atualizado em: 22 abril 2013

Terapia Psicodinâmica: Quando é Recomendada

Psicologia Psicodinâmica utiliza os conhecimentos da psicanálise para ajudar a pessoa a descobrir-se a si própria e a desenvolver o seu bem-estar.
Você Sabia?
Que no Brasil a psicologia teve dois caminhos de entrada: no início do século XX pelos cursos de formação de professores e de pedagogia; alguns anos mais tarde pela psicologia industrial
terapia-01

Terapia psicodinâmica tem suas raízes na psicanálise

Terapia Psicodinâmica: Quando é Recomendada

O trabalho de um psicólogo envolve diversas linhas de pensamento teórico, que existem pelas diversas interpretações possíveis para a psique humana. São muitos psicólogos e muitas as linhas de pensamento que cada um deles segue. Uma delas é a Psicoterapia Psicodinâmica.

O que é Psicoterapia Psicodinâmica

Também conhecida como Dinâmica ou Breve, é uma proposta que utiliza conceitos de psicanálise sob uma proposta de menos encontros (ex: dois encontros por semana), nesse caso a terapia possui tempo limitado e é orientado pela queixa do cliente. O foco está no funcionamento da mente, consciente e inconsciente e suas implicações biológicas e genéticas.

publicidade:

Por conta da difusão dos termos Freudianos na grande cultura muitos acreditam que a Psicodinâmica é a mesma coisa que a Psicanálise, da qual o psicólogo foi pai. A confusão se dá porque a maioria das pessoas não conhece a psicologia a fundo e identificação psicanálise e qualquer estudo da psique como um estudo freudiano, o que mudou claramente desde 1900.

Quando é indicada

Como dito, esse tipo de abordagem visa ajudar a pessoa a se auto-descobrir e desenvolver sozinha seu bem estar psicológico. As sessões são espaços abertos para ajudar na descoberta de si próprio e de como melhorar a sua qualidade de vida.

Cada vez mais se orienta a psicologia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar pessoal, logo, essas sessões são indicadas para pessoas sem problemas graves, que serão identificados pelo psicólogo que irá decidir a melhor linha de terapia para seu paciente, e pode até mesmo indica-lo a outro profissional, essas sessões são feitas para o desenvolvimento e crescimento emocional, independente da idade e contexto de vida.

Informação

Existem pelo menos sete características que distinguem a psicodinâmica de outras abordagens: o foco no afeto e expressões das emoções, exploração de evitar pensamentos aflitivos, identificação de temas padrão, discussão de experiências, foco nas relações interpessoais, exploração de fantasias e foco terapêutico.

Não se pode dizer que uma terapia e linha de abordagem são melhores do que outra, pois a psicologia é um universo de estudo imenso, mas a partir de suas diferenças é possível traçar os seus melhores usos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook