Atualizado em: 22 maio 2013

Terapia para Idosos: Quando é indicada

A arte terapia pode ser um ótimo instrumento de trabalho com idosos, ela promove relaxamento,rebaixamento do nível da ansiedade,inquietude,impaciência e angústia-que é normal no indivíduo idoso.
Você Sabia?
Que a Terapia surgiu no início da década de 50, a partir das reflexões de Friederich Perls, um psicanalista nascido em Berlim em 1893, de origem judaica, que emigrou durante a década de 40, com a ascensão do nazismo, para a África do Sul e posteriormente para os Estados Unidos da América.
Casa-do-Idoso-oferece-atividades-de-terapia-ocupacional-TO-para-a-terceira-idade-SJC

Terapia Comportamental, é bastante recomendada para essa fase da vida

A medida que a idade vai chegando é bastante natural que o corpo comece a passar por várias transformações exigindo um cuidado maior em todos os sentidos. As pessoas cada vez mais buscam recursos eficazes para que possam envelhecer com toda a vitalidade e por isso é bastante indicado se optar por práticas de terapias alternativas.

São diversos os métodos que podem ser realizados, estes que mantem a mente e o corpo sempre em equilíbrio. Certamente estas práticas geram uma melhoria de qualidade de vida para os idosos e ainda mostra uma grande possibilidade de superação de dificuldades de forma muito mais natural.

publicidade:

Técnicas de Terapia para Idosos

Pilates

Esta atividade é indicada para homens e mulheres, pois ajuda em um alinhamento corporal, na força e na coordenação motora, para as mulheres eleva a auto estima. O exercício segue uma filosofia de que a grande chave para a vida melhor está na sua respiração. E ao se respirar corretamente você fortalece a região do abdomem deixando seus músculos muito mais tonificados e a coluna mais forte. O interessante da prática é que ela respeita os limites de cada um.

Shiatsu e Reiki

Também são terapias alternativas interessantes que podem ser realizadas, combatendo problemas sérios como artrose, dores nas costas, estados de depressão, ansiedade, entre outros. Através de uma série de massagens que deverão utilizar a pressão dos dedos em pontos específicos do corpo, o Shiatsu por exemplo oferece uma ótima sensação de leveza. O Reiki já oferece uma energização com um toque das mãos. Esta é uma ótima alternativa de se repor a energia.

Cromaterapia

As cores influenciam na vida das pessoas, podendo assim estabelecer uma grande harmonia de seu corpo, de sua mente e suas emoções. Para idosos as cores mais indicadas são o azul, que melhora a qualidade do sono e também minimiza as dores, ajudando a equilibrar problemas de pressão alta e violeta que oferece um fortalecimento de sistemas imunológicos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook