Atualizado em: 25 fevereiro 2013


TRT - Terapia de Reposição de Testosterona

Terapia de Reposição de Testosterona em Homens é sem dúvida o componente hormonal mais importante na equação sexual.
Você Sabia?
Que a terapia de reposição de testosterona na mulher começou a ser estudada e indicada a partir da descoberta de que esse hormônio estaria intimamente relacionado à libido feminina, muito mais do que o próprio hormônio feminino e que a redução da testosterona que ocorre com a idade poderia resultar em efeitos deletérios à sexualidade da mulher.
Seleção_034

A testosterona é, sem dúvida, o componente hormonal mais importante na equação sexual.

Muitos são os homens que tem precisado de TRT – Terapia de Reposição de Testosterona. Trata-se de uma reposição hormonal, necessária em alguns casos diagnosticados. A ausência de testosterona pode provocar alterações físicas e também psicossociais, ocorrendo, geralmente, em homens com idade igual ou superior a 40 anos.

O nome correto da ausência deste hormônio é PADAM, sigla de origem americana, que significa “deficiência androgênica progressiva do envelhecimento masculino”. Como já dito anteriormente, o termo trata da diminuição progressiva de testosterona no homem, sendo neste caso necessário aderir a Terapia de Reposição de Testosterona.

Sintomas

  • aumento na gordura corporal
  • diminuição da massa muscular
  • tendência à anemia e osteoporose
  • diminuição do desejo sexual
  • mudanças no desempenho (dificuldade de ereção)
  • perda de pelos faciais e do corpo (redução da barba, bigode)
  • dificuldade de concentração e problemas de memória
    apatia

Depressão

Vale lembrar que a ausência do hormônio não está ligado a deficiência dos órgãos reprodutivos, pois a redução do hormônio é lenta e bem progressiva. A velocidade de diminuição do hormônio também sofre variações. Para retardar o processo há uma alternativa, que a TRT (terapia de reposição da testosterona). Mas vale lembrar que ainda não é um tratamento que surte efeito em homens com idade avançada. Além disso, os benefícios da terapia ainda não são de fato consistentes como os pacientes esperam. Todavia apresenta benefícios como:

  • melhora da força
  • aumento da massa muscular
  • aumento na contagem de hemácias (células vermelhas do sangue) e da memória.
  • Estudos recentes afirmam que a TRT pode proteger o coração, já que aumenta HDL colesterol -Porém, deve-se ponderar entre riscos e benefícios.

Vale lembrar que cada homem apresenta um diagnostico diferente e sofre também de forma diferenciada com cada tratamento. Entretanto a busca do auxilio médico é o caminho mais indicado para se verificar qual o melhor tratamento, qual a dosagem certa e se é necessário algum outro tipo de acompanhamento médico. Nunca tome nenhum medicamento sem a autorização prévia de um médico, pois isto poderá acarretar em problemas de saúde.

Vídeo sobre Testosterona


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook