Atualizado em: 20 julho 2011

Terapia Contra Medo - Dicas

O medo é um sentimento de alerta despertado no ser humano para impedir que ele faça algo arriscado. Obtenha aqui todas as informações e dicas sobre o assunto.

MedoO medo é um sentimento de alerta despertado no ser humano para impedir que ele faça algo arriscado. O medo ocorre por um estímulo físico ou mental e pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. De certa forma, o medo tem seu lado positivo contra os perigos da vida, no entanto também tem seu lado negativo ao nos paralisar diante de situações que não possam nos causar nenhum mal diretamente, como ao falar em público, por exemplo.

Há pessoas que tem medo de fazer qualquer coisa, pois acham que a vida apresenta um grande risco a elas, onde tudo e todos passam a ser uma ameaça. Sintomas em que a pessoa sente medo de sair de casa e se relacionar são muito graves e é preciso evitar que esses momentos de temor aconteçam antes que virem um hábito e atrapalhem o convívio social, gerando insegurança, baixa auto estima e depressão.

publicidade:

TerapiaAs pessoas também sentem medo de errar e de serem aceitas. A capacidade do ser humano de sentir medo de situações que não apresentam perigo é resultado da imaginação, diferentemente dos animais que também sentem medo, mas por riscos reais, por exemplo, o servo foge por medo do leão, pois sabe por instinto quais animais apresentam perigo.

Para superar qualquer tipo de medo é essencial que primeiramente se reflita qual a razão para o seu temor, não só apenas qual é o motivo, mas o que esse medo poderia causar para você e para a sua vida. Logo em seguida, pense no que te fortalece, nas suas conquistas e nas suas capacidades, valorize-as.

Lembre-se das oportunidades que você perdeu por culpa do medo e reflita o quanto isso te custou. O fracasso não é um fato irreversível, aprenda que é preciso errar para se enfrentar desafios e alcançar a vitória. Tenha confiança em você e tire todos os pensamentos negativos da sua mente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook