Atualizado em: 18 setembro 2013

Terapia com Animais - Quando é indicada?

A terapia com cavalos é utilizada para melhorar o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais.
Você Sabia?
Que a Gestalt-Terapia surgiu no início da década de 50, a partir das reflexões de Friederich Perls, um psicanalista nascido em Berlim em 1893.
Terapia com Animais  1

A Terapia Assistida por Animais é uma técnica empregada, por profissionais da área da saúde

Há diversas maneiras de um animal ajudar uma pessoa que esteja doente ou em tratamento médico ou fisioterápico, principalmente participando do tratamento. Sendo que diversas pesquisas sobre o assunto comprovaram que os seres humanos apresentam melhoras em seus quadros clínico e psicológico após o tratamento com animais.

Sendo que há diversas maneiras dos animais participarem do tratamento de pacientes hospitalizados ou em atividades fisioterápicas.

publicidade:

Dicas de Terapia para Animais.

Atividade Assistida por Animais (AAA):

A Atividade Assistida por Animais visa motivar os pacientes, oferecendo uma forma de entretenimento para os mesmos. Normalmente a atividade dura cerca de uma hora, onde são  feitas brincadeiras, onde os pacientes hospitalizados podem se divertir com os animais.

Essa atividade pode ser conduzida tanto pelo dono do animal, como por um profissional da saúde.

Terapia Assistida por Animais (TAA):

Na Terapia Assistida por Animais, os tipso de atividades são diferentes, pois o animal ajudará atuando no tratamento da doença, fazendo parte do processo da cura e não somente como distração para o paciente.

A Terapia Assistida por Animais é realizada com a supervisão de um profissional da saúde especializado na área de tratamentos físicos, psicológicos e cognitivos.

Quando são Indicadas

  •  idosos hospedados em lares para idosos;
  •  pessoas com deficiências mentais ou problemas de aprendizagem;
  • pessoas hospitalizadas ou com problemas físicos;
  • crianças e adultos com problemas de adaptação social;
  • pessoas com problemas psicológicos.

Informações

Através do estudo e acompanhamento durante os tratamentos dos pacientes hospitalizados, foi possível verificar diversos benefícios com o uso da Terapia Assistida por Animais. Sendo que os principais benefícios são:

Exercícios Fonoaudiólogos: Como as pessoas chamam os animais pelo nome, isso acaba ajudando na dicção e estimulando as pessoas que tem problemas de fala.

Tratamentos Fisioterapêuticos: Quando os pacientes acariciam, jogam a bola e penteiam os cães, isso ajuda nos movimentos de coordenação motora, diminuem o estresse e a pressão arterial, logo reduzem os riscos de problemas cardíacos.

Tratamento Psicológico: a terapia com animais diminui a ansiedade e os níveis de dor, assim o uso de medicamentos diminui. Também há casos comprovados de diminuição dos sintomas de depressão, porque o contato com animais aumenta os níveis de endorfina.

Tratamento Respiratório:  o contato com  animais estimula o sistema imunológico da pessoa e deixa seu organismo mais tolerante a bactérias, diminuindo casos de alergias e diversos problemas respiratórios.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook