Atualizado em: 3 agosto 2011

Técnicas e Dicas para Amamentação

O leite materno é extremamente importante para que o bebê cresça forte e saudável. Saiba a importância que a amamentação tem e quais as melhores posições para amamentar.

Ter um filho é algo novo e maravilhoso na vida de uma mulher. Poder gerar uma nova vida, educar, ensinar tudo que a vida tem para oferecer e cuidar para que nada de ruim atrapalhe a vida. Ter um filho é sem dúvida uma responsabilidade muito grande. Muitas mulheres acabam engravidando sem um prévio planejamento, e a gravidez se torna mais difícil do que normalmente já é. Não é nada fácil cuidar de outra vida, requer muito tempo, dinheiro e cuidados extras. Existem cuidados que são essenciais com a criança e que influenciam no seu futuro, com relação a sua saúde. Por exemplo, uma criança que não teve a amamentação adequada acaba tendo problemas futuros como anemia, raquitismo e problemas de crescimento. Saiba mais sobre a amamentação e suas técnicas.

A importância da amamentação

O leite materno tem grande importância para o bebê, pois contem proteínas e anticorpos essenciais para que ele cresça forte e saudável. Uma vez que esse leite não é dado para criança, ela pode ficar fraca e mais sujeita a possíveis infecções e outras doenças, pois o seu sistema imunológico não terá as mesmas defesas da que um bebê que foi amamentado corretamente.

publicidade:

Muitas mães simplesmente possuem aversão a amamentação e não conseguem dar de mamar para os seus filhos por inúmeras razões. Algumas acabam sofrendo de depressão pós-parto e começam a não cuidar do bebê como ele deveria ser cuidado. Outras simplesmente não sabem quais são as técnicas de amamentação e acabam não amamentando a criança da maneira apropriada. Muitas possuem até um certo medo na hora de amamentar, pois não sabem qual a melhor posição para deixar o bebê, entre outros detalhes.

Como amamentar?

O momento da amamentação é único e extremamente especial. Para que a amamentação seja feita de um modo agradável, existem algumas técnicas que ajudam a mãe a encontrar a melhor posição para acomodar muito bem o bebê, sem problemas para a mamãe.

Existem algumas posições que são mais comuns na hora de amamentar, mas nada disso irá impedir a mãe de achar uma nova posição que acomode ela e o bebê e que não traga riscos para nenhum dos dois.

A principal posição e a mais comum é a sentada em uma poltrona, onde o bebê fica localizado de frente para a mãe, encostando barriga com barriga. Na posição inversa, a mãe segura o bebê colocando o seu corpinho debaixo da sua axila e com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. É uma boa posição, pois assim o bebê consegue pegar grande parte da aureola com a boca.

O importante é que independente da posição da mãe para amamentar o seu bebê, ela precisa estar relaxada, tanto ela quanto o bebê, para que a amamentação se torne um momento de prazer e não de transtorno.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook