Atualizado em: 15 junho 2012

Tecido Conjuntivo - Estrutura, Imagens e Vídeos

Os Tecidos tem como funções cuidar do nosso corpo e ligar artérias que ajudam no funcionamento da incrível máquina chamada ser humano. E apesar de muitas vezes ser "misterioso", não são formados por órgãos complexos de se entender.
Você Sabia?
Cada tecido e células tem como função cuidar e proteger o corpo humano de organismos e doenças.

Os Tecidos Conjuntivos tem como objetivo proteger e como manutenção das células e órgãos do corpo humano. Também tem como função guardar seus nutrientes, reparar e dependendo dessa composição, é dividido por três tipos de fibras:

Os Três Tipos de Fibras

Colágeno

É mais frequente no tecido conjuntivo de proteína colágeno, de cor esbranquiçada.

publicidade:

Elásticas

É mais frequente no tecido conjuntivo de proteína elastina, de cor amarelada.

Reticulares

De pouca espessura, é formada por reticulina, equivalente ao colágeno.

O Formato das Células

Como as células tem formatos diversos, cada um tem sua função, dependendo do tecido:

Fibroblastos

Forma o material intracelular, formando uma substancia chamada amorfa. Estão presentes no Colágeno e na Elastina, com a função da mudanças do metabolismo, ou fatores do crescimento, como é chamado.

Macrófagos

Contém lisossomos (responsável pela reciclagem de componentes celulares que envelhecem). Elas surgem na medula óssea, em seguida vai até a corrente sanguínea, onde chegam no tecido, protegendo o corpo de organismos “estranhos”. É também chamado de Monócito.

Plasmócitos

Também, conhecido como célula B, sua função é fabricar anticorpos. Suas células também estão presente em outros mamíferos, no caso da célula B Imatura. Ela surge também na medula óssea até o baço.

Adipósitos

Tem como função armazenar o Lípido, biomoléculas que são compostas por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio e gordura.

Mastócitos

Sua função é elaborar a histamina, que responde a reações alérgicas do corpo, como por exemplo, no nariz, nos olhos e pele. Ela também é presente nos basófilos.

Os Tipos de Tecidos Conjuntivos

Os Tecidos Conjuntivos são formados pelos seguintes:

Tecido Conjuntivo Frouxo

Está presente em todos os órgãos e contém todas as fibras. Ela preenche os espaços nas células musculares e suporta células epitaliais, sendo flexível.

Tecido Conjuntivo Denso

Contém a fibra colágena, é uma célula de bastante resistência. Protege os tecidos e é menos flexível.  Ela é separada por Tendinoso (Modelado) ou Fibroso (Não-Modelado).

Não- Modelado: Organizadas sem orientações definidas, é formada tridimensional fazendo com que ela seja mais resistente em qualquer direção.

Modelado: Eles são paralelos e alinhados com a fibra Fibroblastos e está presente nos tendões.

Sanguíneo (Reticular)

É fundamental para as células do sangue. É um tecido muito delicado. É separado por Tecido Hematopoiético Mieloide ou Hematopoiético Linfoide.

Hematopoiético Mieloide: É encontrada na medula óssea vermelha, no canal medular dos ossos esponjosos, onde produz glóbulos vermelhos  do sangue, alguns brancos e plaquetas.

 Hematopoiético Linfoide: É encontrado nos linfonodos, o baço, o timo e amígdalas. Produz somente os glóbulos brancos.

Cartilaginoso

É composto por vasos sanguíneos e nervos e células chamadas Condroblastos e Condrócitos. É flexível e possui uma estrutura intercelular semelhante a uma borracha.

Ósseo

Formado por células como Osteoblastos, Osteócitos e Osteoclastos, é compostas por fibras colágenas e sais de cálcio e é muito mais resistente que o Tecido Cartilaginoso.

Vídeos sobre os Tecidos Conjuntivos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook