Atualizado em: 10 setembro 2013

Taxa de Parto é Proibida no ES

A taxa de parto cobrada por convênios médicos foi proibida no Espírito Santo e trouxemos todas as informações.
Você Sabia?
O Procon orienta às consumidoras que se encontram nesta situação a formalizarem suas reclamações perante o Procon, Ministério Público, bem como promoverem as ações judiciais cabíveis.
Taxa de Parto é Proibida no ES ( Foto: Divulgação)

Taxa de Parto é Proibida no ES ( Foto: Divulgação)

Em todo parto feito por médicos que trabalham com convênios é cobrada uma taxa de disponibilidade que pode chegar a R$ 5 mil reais e no Espírito Santo esta taxa está sendo proibida já que a Unimed de Vitória que é a maior do Espírito Santo foi obrigada pela justiça a livrar suas clientes da cobrança e com isso convênios e médicos sofreram uma derrota. É importante dizer que esta taxa é proibida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, mas mesmo assim era cobrada e agora o Ministério Público do Espírito Santo pretende conseguir bloquear esta taxa para clientes de todas as operadoras de convênios.

No caso da Unimed de Vitória a operadora que deverá se responsabilizar pelos custos e se a tal medida for descumprida a multa a ser paga será de R$ 10 mil. Caso alguma gestante pague a taxa terá que ser ressarcida com o valor total acrescido de juros e correção. Além disso, a gestante poderá escolher o médico obstetra para a realização do parto sem pagamento de qualquer taxa extra além da mensalidade do convênio que tem que estar em ordem. As clientes dos planos de saúde que cobrem partos pagam de 11% a 15% em média mais caro dependendo da idade e com isso não cabem mais taxa de disponibilidade.

publicidade:

Para quem não sabe a taxa de parto ou taxa de disponibilidade geralmente é exigida quando a paciente quer um médico de confiança e não o plantonista que os convênios disponibilizam.

Agora cabem as operadoras de saúde descredenciar os médicos que façam esta cobrança indevida já que a multa é alta.

Taxa de Parto é Proibida no ES ( Foto: Divulgação)

Taxa de Parto é Proibida no ES ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook