Atualizado em: 3 maio 2013

Talassemia: Sintomas, Tratamento e o que é

Conheça mais sobre os verdadeiros sintomas, e os tipos existentes e como você pode se tratar desta doença que vem atacando muitas pessoas.
Você Sabia?
A forma menor ou também chamada de Minor ou traço talassêmico oferece uma anemia leve, assintomática e que poderá passar totalmente despercebida.
Talassemia

A Talassemia se manifesta de forma diferente em cada organismo sendo de menor ou maior proporção. (Reprodução)

A chamada Talessemia, mais conhecida como anemia do Mediterrâneo nada mais é do que uma doença hereditária que foi trazida para o Brasil por habitantes do Mediterrâneo, ou seja, portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses.

As suas principais características é uma grande produção de hemoglobina, que é uma proteína do sangue que é responsável pelos transportes de oxigênio em todos os tecidos do seu organismo.

publicidade:

Tipos e Sintomas

Existem alguns tipos de talassemia, que é a chamada Alpha e Beta, que poderá se manifestar de algumas formas diferenciadas que é a menor, intermediária e maior.

Em sua forma intermediária a deficiência da síntese do sangue acontece de forma moderada e existem consequências menos graves. Já a que é maior é uma forma grave de doença que é causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe. Estes que acabam provocando uma anemia profunda e também outras alterações orgânicas importantes como o aumento do baço e também problemas de crescimento bem como nos ossos.

Como sintomas da doença podemos citar cansaço e fraqueza, palidez e icterícia, atrasos de crescimento, abdômem desenvolvido, aumento do baço, e alterações ósseas. Para que se possa estabelecer um diagnóstico, é interessante se levar a história clínica além de ter informações sobre as origens étnicas dos pacientes, bem como os exames de laboratório entre elas as chamadas eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa, estas que são bastante importantes para que se possa determinar este tipo de doença.

Tratamento

Como tratamentos, é importante que exista a transfusão de sangue, com a finalidade de se aumentar os glóbulos vermelhos. Os que são portadores de talassemia maior precisam de transfusões de sangue regulares e também medicamentos para que se possa remover os excessos de ferro que fica acumulado em vários órgãos.

Os transplantes de medula também são uma alternativa interessante para estes casos. É importante que seja realizado um mapeamento genético para que se identifique de onde surgiu a doença e coimo poderá ser feito um tratamento eficaz.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook