Atualizado em: 18 junho 2013

Suplementos Alimentares para Idosos

Os suplementos alimentares para idosos são usados para suprir uma deficiência nutricional ou para que o organismo faça uma reserva de nutrientes para cirurgias ou tratamentos médicos.
Você Sabia?
Que os suplementos alimentares surgiram há algumas décadas, destinados a pessoas que não conseguiam suprir suas necessidades nutricionais
suplementos alimentares idosos

Nutren Senior é um suplemento nutricional oral, formulado com nutrientes essenciais para os idosos

Os melhores suplementos alimentares para idosos são os que fornecem calorias, proteínas e substancias especificas para melhorar a imunidade ou que supram as necessidades de vitaminas e sais minerais que o corpo já não consegue produzir ou assimilar com  facilidade.

Por exemplo, os suplementos hipercalóricos, são  utilizados porque são facilmente introduzidos na alimentação dos idosos  e possuem uma alta concentração de nutrientes e calorias, que são, administrados em pequenas porções. Já os suplementos alimentares proteicos, são utilizados  por seu valor nutricional  e por serem facilmente absorvidos pelo organismo, mesmo  no caso dos idosos, quando  o metabolismo funciona de forma mais lenta.

Benefícios dos Suplementos

Sendo que os suplementos alimentares podem prevenir e até mesmo sanar  os casos de desnutrição, doença muito comum entre os idosos.  Os suplementos alimentares também podem  auxiliar na cicatrização e  oferecer reservas nutricionais, fortalecendo o idoso para  um determinado tratamento ou procedimento cirúrgico, podendo assim reduzir o tempo de internação, complicações pós cirurgia , a taxa de  mortalidade, câncer, entre outros.

Dicas de Suplementos

Existem no mercado alguns suplementos alimentares específicos para idosos como um criado pela Universidade Federal  de Viçosa, em Minas Gerais, sendo um  produto em pó que pode ser usado no preparo de pães e bolos ou misturando ao leite, nos sabores baunilha, chocolate, morango e banana. Sendo que a fórmula contém proteína animal, vitaminas e minerais, além de baixa quantidade de gordura e de sódio. Há também Whey Protein e o Nutren Senior, da Nestlé, entre outros.

Informação

Mas os  idosos devem utilizar os suplementos alimentares  fora do horários das refeições, para assim evitar que os suplementos alimentares não sejam usados como substitutos das refeições.

Sendo que o uso dos suplementos alimentares  por idosos  não exige que o idoso faça exercícios físicos juntamente com o uso dos suplementos. Até porque os suplementos alimentares para idosos são usados para suprir uma deficiência nutricional, já os exercícios são indicados para favorecer a mobilidade corporal do idoso e para prevenir e auxiliar no tratamento de certas doenças.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook