Atualizado em: 21 junho 2011

Sucupira - Medicamento natural, Como preparar, Chá

Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras, entre elas:

  • Bowdichia virgilioides
  • Pterogyne nitens
  • Sclerolobium aureum
  • Diplotropis purpurea
  • Pterodon polygalaeflorus (que alguns autores consideram a mesma espécie desta Pterodon emarginatus).

A sucupira ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua, nos Estados de MG, MT, TO, SP, GO e MS. É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, folhas compostas bipinadas. Fruto tipo legume, achatado, com uma só semente.

Possui também uma ação antibiótica excelente para casos de infecção de garganta.

As pessoas hoje em dia estão totalmente desamparadas no trato de sua saúde, chegando a ponto de tomar antibióticos e antiinflamatórios fortíssimos para uma simples dor de garganta, sendo que poderia obter o mesmo resultado ou às vezes resultados até melhores com uma simples sucupira.

Como preparar o medicamento

Basta preparar uma tintura de seus frutos e tomar umas 20 gotas, de 3 a 5 vezes ao dia, dependendo do caso, para em questão de 1 a 2 dias se livrar das piores infecções de garganta.

Como fazer chá de semente de sucupira

O chá de Sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e Combate a inflamações no útero e ovário.

COMO FAZER: Lavar bem. Usar 3 pedaços de casca ou semente. Ferver por 8 minutos em um litro de água. Após esfriar, conservar na geladeira.

COMO BEBER: Beber como água

Considerações

A população sempre utilizou esta planta com grande sucesso, e agora vemos pessoas doentes, com dores pelo corpo, com infecções na garganta sentado ao lado de uma sucupira sem aproveitar de seus recursos.

Quando é que vamos acordar e se voltar novamente para este grande tesouro que temos à nossa inteira disposição? Quando é que vamos retirar as vendas de nossos olhos?


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook