Atualizado em: 14 setembro 2011

Sonhos Medicinais

Estudos mostram que é possível descobrir a existência de doenças através dos nossos sonhos. Entenda melhor o que acontece e como isso pode ser possível.

Muitos acreditam que os sonhos são simplesmente desejos do inconsciente, são coisas que passamos e temos medo ou são algum tipo de alerta. Cada um interpreta seu sonho de uma maneira e adora sonhar para ficar lembrando por um tempo do sonho que pareceu tão real. Nesse mundo de sonhos, a medicina vem buscando utilizar e traduzir os sonhos de alguma maneira que possa servir como prevenção para a população.

Sonhos videntes

A medicina tem procurado nos sonhos, algumas pistas que indiquem o diagnóstico de determinadas doenças. Essas investigações tiveram início após um sonho muito esquisito de uma mulher. Por tempos sonhando que havia uma banana entalada na garganta, que fazia com que ela acordasse sempre com a sensação de sufocamento, a mulher então resolveu investigar e foi ao médico. Ao ir ao médico e realizar um bateria de exames, a mulher descobriu que sofria na verdade de apnéia do sono, que é caracterizada pela interrupção do ar ou pequenas paradas respiratórias.

publicidade:

De acordo com o Instituto do Sono, os sonhos podem indicar a presença de alguma incômodo físico ou até mesmo a presença de alguma doença. Em alguns casos, o sono pode ter uma relação direta com o estado de saúde do indivíduo. Por isso, estudos feitos recentemente mostram que é possível até diagnosticar uma doença através do sonho.

Veja também

Sono revelador

O ato de dormir é um processo neurológico bastante complexo. Um sono completo é composto por cinco fases, dentre elas, a fase do sonho é a mais saudável, é onde o corpo realmente relaxa e entra em estado de sono completo. Esta fase é chamada de sono REM (rapid eyes movement — movimento rápido dos olhos) e se caracteriza por ondas cerebrais mais lentas, momento em que os sonhos acontecem e que a maioria não consegue lembrar.

Alguém que tem sonhos desagradáveis e com acontecimentos ruins por um certo tempo seguido pode estar com depressão. Pessoas que estão se sentindo mal durante o dia, tristes e sem vontade de realizar tarefas rotineiras, tendem a ter esses sonhos mais negativos, que refletem em um possível diagnóstico de depressão.

Atualmente, a ciência possui muito mais estudos sobre as funções e benefícios do sono do que sobre os sonhos que se tem. Enquanto não se tem completa certeza sobre a indicação dos sonhos, os médicos aconselham rituais relaxantes e um bom ambiente para dormir tranquilamente, evitando sonhos que perturbem até quando se está acordado.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook