Atualizado em: 3 agosto 2011

Soluço em Bebê - Causas e Tratamentos

Soluço, algo tão simples, mas que preocupa muitas mães. Saiba o porque que ocorre o soluço e se é algo para se preocupar ou não. Confira dicas para evita-lo.
Quem nunca após comer, após rir muito, após beber algo, não ficou com aquele soluço que não para? Muitos não entendem o porque que isso acontece. Aquele barulhinho dos nenéns que acaba preocupando as mães e deixando-as ansiosas com medo de que algo possa fazer mal ao seu pequeno. O soluço é algo natural e ao contrário do que muitos pensam, o soluço não causa dores e nem incômodos. Entenda mais sobre o soluço e veja o porque ele ocorre em bebês.

O soluço

O soluço é algo natural que ocorre em muitas pessoas depois de algumas ações. Como citado anteriormente, o soluço não causa dor e nem desconforto nas pessoas e não indica nada de ruim. Nos bebês, os soluços acabam chamando a atenção das mães devido a grande preocupação que elas possuem com eles. Por serem seres mais frágeis, qualquer mãe ficará preocupada, isso é comum e extremamente normal. Mas é importante saber o porque que ele ocorre muito em bebês e saber que nada de errado está acontecendo com o seu neném e que o soluço também não ocasionará nenhum problema.

O soluço normalmente aparece nos bebês devido a imaturidade do sistema nervoso que não controla adequadamente o músculo diafragma, músculo esse responsável por participar da respiração e que separa o tórax do abdômen. O soluço chega a atingir cerca de 80% dos bebês, de tão comum que ele é. O soluço é algo inofensivo que somem do mesmo modo com que chegam, repentinamente.

Por que acontece?

O soluço ocorre devido a algo que irrite o diafragma, fazendo com que esse músculo tenha espasmos repetitivos, ocorrendo então o soluço. O ruído que o soluço provoca é devido ao fechamento inesperado da glote durante a inspiração, fazendo com que as pregas vocais vibrem, emitindo o som. Existem algumas causas de irritação do diafragma, dentre elas a ingestão excessiva de alimentos, a alimentão rápida e mudanças de temperatura.

Como evitar?

Ao amamentar o bebê e perceber que ele está fazendo algum ruído, isso pode indicar que juntamente com o leite, o seu bebê esteja engolindo ar, estando propenso a ter soluço. Nesse caso, tire o bebê do peito e coloque-o novamente, sendo que dessa vez faça com que ele abocanhe maior parte da aureola. Isso irá impedir a passagem do ar e evitará o aparecimento do soluço.

Também retire aos poucos o bebê enquanto ele mama. Não permita que ele passe muito tempo mamando, pois a ingestão rápida do leite fará com que ele tenha soluço. Ao término da mamada, coloque o seu bebê na posição vertical, facilitando o arroto e a passagem do ar.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook