Atualizado em: 6 novembro 2013

Soja e Integrais são adequados para crianças?

O leite de soja, utilizado na alimentação de muitas crianças, contém pouco cálcio, mas possui fitatos que atrapalham na absorção do cálcio e de outros minerais pelo organismo.
Você Sabia?
Que o alimento integral é como se chama um alimento que apesar de industrializado, manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes essenciais.
alimentos à base de soja

As porções inferiores são as adequadas para crianças dos 1 aos 3 anos de idade

A soja e os produtos integrais são considerados indispensáveis por quem deseja ter uma alimentação saudável, entretanto esses tipos de alimentos não são adequados para crianças, que devem consumi-los com moderação, porque o excesso de soja e produtos integrais na alimentação pode acarretar prejuízo no crescimento da criança, além de alterações hormonais.

A alteração hormonal se deve ao fato de que a soja possui uma substância semelhante ao estrógeno, que é o hormônio feminino. Sendo que essa substância acaba interferindo no desenvolvimento das crianças que consomem soja em excesso.

publicidade:

Informações

Há também o fato de que o leite de soja, utilizado na alimentação de muitas crianças, até pelas que são alérgicas à lactose, contém pouco cálcio, mas possui fitatos que atrapalham na absorção do cálcio e de outros minerais pelo organismo.

Então as crianças que consomem o leite de soja devem aumentar o consumo de outros alimentos fontes de cálcio.

Atualmente também há soja em muitos produtos industrializados, sendo que esta soja vem na forma de proteína de soja, que esta presente nos biscoitos, alimentos prontos, nuggets, salsichas, frios, entre outros.

Também os produtos integrais, que possuem fibras e ajudam no trânsito intestinal, só devem ser administrados para as crianças a partir de um ano, pois o excesso de fibras e a presença de fitatos dos alimentos integrais pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes pelo organismo.

Assim se for administrar cinco porções de cereais por dia à uma criança, o responsável pela sua alimentação deve dar apenas duas porções de alimentos integrais, para não comprometer o desenvolvimento da criança.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook