Modificado em: 18 junho 2012

Sistema urinário humano: Masculino e feminino

Formado pelos órgãos como rins, ureter e bexiga, que atuam em nosso sistema para selecionar e eliminar o liquido ingerido, protegendo nossas paredes e mantendo nosso organismo livre de composições suspeitas para o nosso corpo. Mas mesmo com essas funções, algumas vezes, nosso corpo não está livre de infecções, causadas por alimentos suspeitos.
Você Sabia?
As diferenças entre a Ureter masculina e feminina podem ser percebidos no comprimento. A Ureter masculina mede 16 cm e a Ureter feminina mede apenas 4 cm.
Nosso corpo contém órgãos que se ligam e são importantes para nosso corpo funcionar bem. E um deles é o Sistema Urinário, que tem como função produzir, armazenar e eliminar a urina do nosso corpo. Ele possui dois tipos de órgãos:

Os órgãos Uropoéticos

Rim, Ureter e Bexiga.

Órgãos do sistema urinário.

Órgãos Secretores

Tem como função produzir a urina

Órgãos Excretores

Tem como a função de eliminar, expelir a urina para fora do corpo, como algumas substâncias que vem de células e da corrente sanguínea.

Os Principais Órgãos

O nosso sistema é formado por:

Rins

Faz parte dos órgãos excretores, eliminando a uréia, que se forma no fígado, antibióticos e medicamentos e ajuda a manter substâncias importantes para nosso organismo, como o sódio, o potássio, o bicarbonato, o fósforo, o hidrogênio, o cloro, o magnésio e o cálcio.

 Ureter

Tem a função importante da ligação do rim à bexiga, ajudando na eliminação. Há diferenças, de acordo com cada sexo. A masculina é dividida em três: a prostática, a membranácea e a esponjosa. A feminina é curva e estende-se até a bexiga.

 Bexiga

Armazena a urina, produzida pelos rins. A sensação de querer urinar é causada pelo Sistema Nervoso Parassimpático, que causa uma contração muscular. Sua capacidade normal de armazenamento é de 700 a 800 ml, nos homens. O armazenamento no corpo das mulheres é menor, por conta do espaço que o útero ocupa.

O funcionamento dos órgãos urinários.

O funcionamento do rim.

Doenças Renais

Há dois tipos de doenças renais.

Renal Aguda

É causada pela falta de sangue a ser enviados para o rim. É causada pela insuficiência cardíaca ou hemorragias e também pela falta das substâncias importantes, já mencionadas, como o cálcio, o potássio, o sódio, etc.

Renal Crônica

É causada pela grande quantidade de Néfron (são responsáveis pela também produção da urina e ajuda na regularização da pressão alta). Como é mais grave que a Insuficiência Renal Aguda, ela pode chegar a evoluir e se transformar em Insuficiência Renal Terminal, sendo que o indivíduo deverá se internar e fazer um transplante de rim. Ela também pode causar anemia.

Como evitar a Insuficiência Renal

É importante o indivíduo beber água com frequência, praticar atividades físicas regularmente, não fumar, não ingerir alimentos que contém açúcar em grandes quantidades e medir a pressão sempre.

Entenda mais sobre o Sistema Urinário


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook