Atualizado em: 30 maio 2012

Síndrome de Ménière - Sintomas e Definição

Entenda como desconfiar se a Síndrome de Ménière te afeta, saiba quando procurar um médico e aprenda sobre quais são os sintomas.
Você Sabia?
Síndrome de Ménière faz alusão ao primeiro homem que descreveu o que uma pessoa sente quando é acometida pelo mal, seu nome era Prosper Ménière, ele foi um físico francês que afirmou que o desequilíbrio é causado por alterações no ouvido interno.
Síndrome de Ménière

Síndrome de Ménière causa tontura e falta de equilíbrio. (Foto: Divulgação)

A Síndrome de Ménière é também conhecida como hidropsia endolinfática, dentre suas características estão: perda auditiva, vertigem e zumbido. Sua fase de iniciação se dá quando a pessoa sente uma sensação de pressão no ouvido, a mesma que se sente ao descer a serra.

Posteriormente a Síndrome de Ménière se torna mais graves e o paciente é acometido por vertigem, sensação de rotação, vômitos, náuseas e falta de equilíbrio, tudo isso se dá durante as crises que podem durar cerca de 30 minutos, mas por vezes acontecem por algumas horas.

publicidade:

A doença aparece mais entre os adultos que possuem de 30 a 50 anos, no caso das crianças ela raramente se manifesta e segundo informações as mulheres têm propensão um pouco maior do que a dos homens de contrair o mal.

Quando recorrer ao médico

  1. Se tiver crises de tontura constantemente, desde que não seja devido a má alimentação;
  2. Se sentir pressão no ouvida com frequência;
  3. Se a audição estiver prejudicada, os sons não são ouvidos com tanta nitidez.

Como diagnosticar

Se o paciente chega ao hospital com os sintomas da Síndrome de Ménière e transmite isso ao médico, ele imediatamente irá proceder com exames clínicos específicos e laboratoriais. A detecção da doença não é muito difícil.

O primeiro procedimento é a audiometria juntamente com otoneurológico, cada um desses exames tem o objetivo de avaliar as funções auditivas e vestibulares das pessoas. Em alguns casos pede-se a ressonância magnética de encéfalo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook