Atualizado em: 4 agosto 2011

Sangue no Ouvido: Causas e Tratamento

A presença de sangue no ouvido não é bom sinal. Por isso, saiba como proceder e o porque que ocorre sangramento no ouvido. Que atitude se deve ter e as causas.
Existem algumas alterações que ocorrem no nosso organismo que chamam nossa atenção e que precisam de ajuda médica. Só notamos a presença de algumas alterações que ocorrem no nosso corpo quando algo de muito errado acontece, como os sintomas. Uma infecção no ouvido que parece ser simples, muitas vezes indica uma infecção mais avançada, isso irá variar de acordo com os sinais e sintomas. A presença de sangue em determinados lugares, definitivamente não indica algo bom. Uma vez que o sangue é expelido, é necessária a ajuda de um médico especialista para saber a gravidade e o que está acontecendo de errado. Se há presença de sangue no ouvido, normalmente o diagnóstico é otite média ou então algo mais grave, como um tumor. Saiba mais.

Por que ocorre?

Como dito anteriormente, a presença de sangue no ouvido pode indicar a presença de uma inflamação mais grave ou então, a presença de um tumor. No caso de uma inflamação, é chamada otite média.

A otite média é caracterizada por inflamação na parte média do ouvido, região que está localizada os pequenos ossos que transmitem sons do tímpano para o ouvido interno, o que nos permite ouvir. Essa inflamação pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum em crianças. Muitas vezes, é uma inflamação que possui a presença de líquido purulento no ouvido ou até mesmo sangue.

No caso de tumores, as células começam a crescer descontroladamente no nosso corpo, no caso, no ouvido. O crescimento ocorre com qualquer célula ou as chamadas células cancerígenas que podem afetar outras células, tecidos e órgãos.

Sintomas

Os sintomas de uma infecção no sangue do ouvido ou da presença de um tumor são bem parecidos. Ambos apresentam:

  • Dores no ouvido
  • Náusea
  • Tontura
  • Falta de apetite
  • Presença de líquido purulento
  • Presença de sangue

Tratamento

O tratamento irá depender da doença que está causando o sangramento. Mas, normalmente para se parar o sangramento que está ocorrendo no ouvido, é preciso tratar diretamente a causa base. Seja através de medicamentos ou até mesmo de cirurgia. Isso, somente o médico especialista irá saber. Por isso, no caso de presença de sangramento do ouvido, procure já ajuda com um médico e realize os exames necessários. Enquanto não procurar um médico, procure estancar o sangramento.

 

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook