Atualizado em: 2 fevereiro 2011

Romã – Benefícios

A Romã é principalmente conhecida pela sorte que dizem que ela nos proporciona quando a comemos no dia 06 de janeiro que é dia de Reis.

Mais independente de sorte e de ser uma fruta bem saborosa ela também traz inúmeros benefícios para nossa saúde e aproveitamos dela até a casca.

Além de linda, essa fruta tem elevada quantidade de fotoquímicos, com destaque para antocianinas, ácido gálico, catequinas poderosos antioxidantes e além de outros nutrientes, tais como ferro, cálcio, cloro, cromo, cobre, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco, vitamina C, prolina, valina, metionina, serotonina.

Todas as suas partes (semente, suco, casca, folhas, flores, raízes) são aproveitáveis possuem propriedades farmacológicas:

  • Leve ação estrogênica torna seu consumo interessante para o climatério.
  • Antioxidante previne doenças cardíacas, tem ação semelhante ao do chá verde, sendo superior ao vinho tinto. Diminui o mau colesterol.
  • Antiinflamatória é indicada para artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, e da mucosa oral. Não afeta a função cardiovascular como acontece com alguns medicamentos antiinflamatórios. Também tem ação antibacteriana.
  • Anticancerígena: diminui a proliferação e crescimento celulares, previne câncer de próstata, oral, cutâneo, mamário, pulmonar, cólon e leucemia.
  • Hipertensão e Arteriosclerose o consumo diário de 50 ml de suco de romã diminui a espessura da íntima média, além da redução da pressão arterial e da peroxidação lipídica, ou seja, a oxidação da gordura, gordura oxidada (é este tipo de gordura que entope os vasos).
  • Já o consumo de 240 ml de suco de romã, age na redução da isquemia induzida por estresse.
  • Diabetes ação hipoglicemiante (extrato da Púnica) diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos.
  • Beleza ela é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, leia-se flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas.
  • Aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele, o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol.

Como consumir a Romã

Além de consumi-la em saladas de frutas ou como condimento de preparações salgadas, você pode se beneficiar usando-a em chás.

O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o chá produzido com as cascas da fruta, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta.

Para aproveitar os benefícios da romã você também pode bater no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida.

Viram quantas coisas ela tem de bom?

Fonte: EMEX


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook