Atualizado em: 23 outubro 2012

Riscos para a saúde relacionadas com mudanças de temperatura

Com a mudança brusca de temperatura, uma das características do aquecimento global, preocupa especialistas da medicina em todo o mundo.
Você Sabia?
Que a Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico.

As variações de temperaturas, são fortes agravantes das doenças respiratórias e cardíacas

As mudanças bruscas de temperaturas, são fortes aliados das doenças respiratórias, principalmente em países, como o Brasil, que não tem climas definidos, há muito tempo. O comum das sazonalidades nacionais, é encontrar dias quentes em pleno inverno, com rápidas ações, de frentes frias, que fazem as temperaturas despencarem.

As crianças e os idosos, são os que mais sofrem com essas condições, já que boa parte das crises de asma, falta de ar, pneumonia, atacam de forma contundente, essas classes.

Como se Prevenir

Entre um resfriado, uma gripe, pode ser um problema temporário, em que o corpo irá se ajustar, para buscar as ações necessárias, mas casos mais graves podem se desencadear, com as mudanças de temperaturas, o sistema cardiovascular fica comprometido, aumentando o risco de infartos e acidente vascular cerebral.

Como todo ser humano, está sujeito a contrair alguma dessas patologias, é importante se prevenir. Ações simples como beber uma boa quantidade de água, manter uma alimentação saudável; se caso a temperatura ter uma queda brusca, é importante procurar combinar no agasalho, uma roupa mais leve, com uma mais pesada, dessa forma, o corpo mantém um equilíbrio térmico, e sem exageros, que podem causar desidratações.

Informação

O percentual de atendimentos médicos, nesse períodos, aumentam em até 30%, um número bastante alto. Os primeiros sintomas de que o corpo já sofreu a invasão de algum inimigo, é a tosse, catarro, coriza, febre, dores de cabeça, mal estar, prostração, entre outros.

Vídeo sobre Riscos da Mudança de Temperatura:

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook