Atualizado em: 28 fevereiro 2013

Riscos do uso de anticoncepcionais na adolescência

Conheça alguns dos riscos decorrentes do uso de anticonceptivos para as mulheres na adolescencia. Veja ainda uma orientação do que fazer mesmo em meio as consequências destes riscos.
Você Sabia?
Segundo estudos, as mulheres estão tendo filhos cada vez mais cedo, havendo um aumento de mais de 25% dos casos de gravidez.
Anticonceptivos Adolescencia

Principalmente para essa fase, os Riscos do uso de anticoncepcionais na adolescência são diversos. (Reprodução)

É muito comum ouvirmos o discurso de que hoje em dia as pessoas estão fazendo sexo cada vez mais cedo.

Mas através de alguns estudos da história humana é possível contestar esta história, já que as mulheres sempre foram incentivadas a fazerem sexo muito cedo, mas sempre com o objetivo de ter filhos. O que muda hoje em dia é que as pessoas que fazem sexo não estão fazendo para ter filhos, pelo menos na maioria dos casos.

publicidade:

Grande parte da adolescentes mulheres que começam a transar com uma determinada frequência logo adotam os sistema de anticoncepcionais através de remédios. Este é um procedimento muito comum, mas mesmo assim ainda gera controvérsias entre os especialistas.

Pequenas Falhas

Grande parte dos médicos não acreditam que os remédios que tenham a finalidade de impedir que o óvulo seja fertilizado possam trazer grandes prejuízos para as adolescentes. Apenas quando se começa a tomar os remédios muito nova, logo depois que se começa a menstruar, que pode acontecer alguma mudança no sistema imunológico dela e alterações no corpo também possam acontecer. Além disso, problemas físicos podem não ser muito comuns.

Mesmo assim, existe um problema ao se confiar apenas neste sistema para impedir que a pessoa tenha um filho. Existe uma chance maior que os anticoncepcionais nãos sejam tão eficientes nas adolescentes como são com os adultos. Isso acontece porque muitas vezes o organismo ainda está se acostumando com as mudanças. Além disso, é muito comum que os problemas também aconteçam por causa de erros no uso dos medicamentos por parte da própria adolescente, que também é muito comum.

Acompanhamento Médico

Além de tudo isso, é importante lembrar que estes medicamentos impedem apenas que a mulher fique grávida, mas existem alguns outros problemas que também podem acontecer quando a pessoa começa a fazer sexo, especialmente os relacionados as doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é sempre muito importante fazer o uso do preservativo.

É muito importante também que o anticoncepcional seja indicado por um médico que passe a acompanhar a mulher pelos próximos anos, já que alguns possuem indicações diferentes para determinados tipos de organismos.

Não há nada que possa superar uma boa e bela conversa com seus país, para que eles possam sanar toda duvida que os adolescentes tiverem. (Reprodução)

Não há nada que possa superar uma boa e bela conversa com seus país, para que eles possam sanar toda duvida que os adolescentes tiverem. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook